segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Strogonoff de Vitela















Sem muito tempo para vir ao meu blog e visitar os blogs que sigo, pois tenho os meus filhos doentes com a famosa gripe, coloco aqui uma receita que fiz noutro dia.
Este strognoff de vitela estava delicioso.
A receita fui buscá-la ao Forumbimby.com

Ingredientes:
700 gr. de carne de vitela em tirinhas (eu usei apenas 400gr)
1 cebola
2 dentes de alho
20 gr. margarina
2 dl. de natas
2 colheres de sopa de ketchup
sal e pimenta q.b
alho em pó, bastante picante, paprica, noz moscada (não usei)

Colocar a cebola e os dentes de alho no copo, programar 5 seg./Vel.5
Juntar a margarina e programar 6 mn/100 º/ Vel Colher
Adicione depois as tiras de vitela, tempere com sal e pimenta e programe 100 gr./5 mn/ Colher Inversa
Acrescente depois as natas e o ketchup e programe 17 mn/Temp.100º/Colher inversa
Retirar, polvilhar com salsa picada e servir com arroz branco

sábado, 21 de novembro de 2009

Empada de frango








Tinha uns restos de frango estufado e como adoro empadas, lembrei-me que era uma boa maneira de usar.
A receita da massa é a receita da Empada de Galinha do Livro Base, mas eu fiz apenas a massa pois recheio já eu tinha.
Eu vou colocar apenas a receita da massa de empada mas se alguém quiser a receita do livro base, do recheio de frango, diga que coloco-a aqui.
Ficou deliciosa a empada!!!

Ingredientes p/ a massa:
1 ovo
50 gr. de água
50 gr. de azeite
50 gr. de vinho branco
80 gr. margarina/banha
40 gr. fermento padeiro ou 1 carteira fermipan
450 gr. de farinha aprox.
1 c. chá de sal

Colocar no copo todos os ingredientes, execpto o ovo, o fermento e a farinha e programe 2mn/temp.37º/vel.2
Junte os restantes ingredientes e programe 2 mn/Vel. Espiga
Deixe repousar 1/2 hora
Retirar uma parte da massa para fazer a tampa. Estender a restante massa muito fina e forrar com ela o molde desejado, recheie com o frango arrefecido.
Cubrir com a massa reservada para a tampa e unir os bordos de baixo aos de cima. Fazer enfeites com as sobras, pincelar com ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 200 º cerca de 30 mn ou até a massa estar cozida.

os restos do frango estufado








massa








antes de ir para o forno







á saida do forno












e acompanhada por uma salada, excelente almoço de fim-de-semana

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bacalhau à Zé do Pipo




Eu adoro este prato. È incrivel como o bacalhau é tão versátil e se consegue fazer pratos tão diferentes com o fiel amigo.
Este prato é de facto delicioso, só não se pode abusar pois quando se come demais enjoa um bocadinho.
A receita é do livro "A Bimby na Cozinha Regional Portuguesa".
Eu fiz algumas adaptações pois aproveitei para cozer a batata para o puré no copo enquanto o bacalhau cozia na varoma
Vou colocar a receita como fiz


Ingredientes:
Postas de Bacalhau (eu usei 2)
1 Cebola
2 Dentes de alho
80 g de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
Azeitonas para enfeitar

Maionese: (receita do Forum Bimby)
Ingredientes
1 ovo,
vinagre
1/4 da medida de água, sal,
400 g de oléo

Colocar todos os ingredientes no copo, excepto o oléo e mexer durante uns seg, vel 5.
Programe vel 5, coloque o copinho ligeiramente inclinado e deite o óleo sobre a tampa para que vá caindo para dentro do copo.

Uma vez colocado todo o óleo, comprove a textura em, se for necessário, junte o pouco mais de óleo.

Puré de Batata: (receita do Livro Base)
Ingredientes
600 gr. de batata
cerca de 400 gr. de leite
50 gr. manteiga
noz moscada, sal e pimenta q.b

Começei por fazer a maionese e reservei
Dispus as postas de bacalhau escorridas na Varoma e no copo coloquei as batatas e o leite (para depois fazer o puré) seleccionei 35 minutos, temperatura Varoma/ Vel. Colher Inversa.

Depois retirei o leite e reservei e voltei a colocar 200 gr. no copo, acrescentei a manteiga, temperei com sal, pimenta e noz-moscada. Depois triturei 20 seg./Vel.3
Depois fiz o molho para se colocar sobre o bacalhau
Molho: Coloquei no copo a cebola e os alhos e piquei durante 5 segundos à velocidade 5. Juntei o azeite, a pimenta e o louro e seleccionei 7 minutos, à temperatura 100 °C velocidade colher inversa.
( A receita dizia para depois se acrescentar 100 gr. da água da cozedura do bacalhau o que eu não fiz )
Coloquei as postas de bacalhau numa travessa de ir ao forno, verti o molho por cima e cobri completamente com a maionese. Coloquei dos lados montinhos de puré e levei ao forno a gratinar.
 














E aqui está no prato acompanhado com salada

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Feijão Preto

 


Cá em casa adoramos feijão preto e feito na Bimby fica delicioso.
Agora que o tempo arrefeceu, sabe bem uma comida mais confortante.
Este feijão preto foi para acompanhar umas costoletas panadas, com pão ralado aromatizado feito na Bimby.
Eu já tinha colocado a receita aqui no blog mas volto a postar.

Ingredientes:
1 lata de feijão preto (eu usei 1 grande)
1 cebola
2 dentes de alho
bocadinhos de bacon
bocadinhos de chouriço
azeite q.b (usei 40 gr)
No copo colocar a cebola e os dentes de alho. 5 seg/Vel. 5

 Depois colocar o azeite e programar 5 mn/Temp.100ºvel.1/










 Depois acrescentar o bacon e o chouriço e deixar alourar alguns minutos na mesma velocidade e temperatura (3 mn)
De seguida colocar a borboleta e acrescentar a lata do feijão preto, temperar com pimenta.
Programar 10mn/ Temp. 100º /colher inversa


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Coquinhos de Leite Condensado















Esta receita de coquinhos é deliciosa.
Fui buscá-la ao site http://www.bimby.pt/  aqui

Ingredientes:
5 ovos
200g natas
1 lata leite condensado
200g côco
1 cl cá fermento em pó

Coloque no copo os ovos,natas e o leite condensado 20seg/vel 4,

junte então o côco e o fermento 10seg/ve 4.

Deito o preparado numas forminhas de papel que já estão dentro das formas de alúminio para de seguida as meter no forno 15m/200ºC

E aqui estão

E já nos frasquinhos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Carne de Porco à Alentejana















Adoro Carne de Porco à Alentejana e já à imenso tempo que não comia.
A receita fui buscá-la ao Livro Cozinha Regional Portuguesa da Bimby, mas fiz algumas adaptações.
Desta vez depois de fritar as batatas juntei-as no copo e pus mais 5 mn pelo que estas ficaram tipo "rugidas" (não sei se esta palavra existe) como nos rojões.
Ficou muito boa


Ingredientes:
4 dentes alho
1000 g lombo porco aos cubos
60 g massa pimentão
1000 g amêijoas
Sal q.b.
70 g banha
50 g azeite
1 folha de louro
1 limão

Eu usei menos quantidade de carne e ameijoas
Coloque no copo os alhos e pique 5 Seg/ Vel 5. Retire e reserve. Tempere a carne com os alhos picados, a
massa de pimentão envolva tudo muito bem e deixe repousar durante 2 horas. (eu temperei de vêspera e usei também vinho branco no tempero)
De seguida, lave bem as amêijoas e coloque-as de molho em água e sal durante 2 horas, para largarem a areia.
Coloque no copo, a banha, o azeite e programe 3 Min/ Varoma/ Vel 1.










Na Varoma coloque as amêijoas e reserve.









Junte a carne com o tempero, a folha de louro, coloque a Varoma e programe 15 Min/ Varoma/Colher Inversa / Vel. Colher (eu pus mais 10 mn pois a carne de porco gosto de a cozinhar bem)









Eu depois de fritar as batatas aos cubinhos coloquei-as no copo e pus mais 5 mn /Temp.Varoma/Vel. Colher Inversa









Sirva as amêijoas com a carne e regue com sumo de limão.
Já no prato acompanhada por uma bela salada

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Almôndegas



As almôndegas feitas em casa são muito melhores do aquelas que comprámos já prontas.
Estas ficaram fantásticas e o trabalho vale a pena pois ainda deu para congelar bastantes para uma próxima refeição.
A receita é do livro base e aconselho a quem ainda não fez a experimentar.

Ingredientes:
500 carne picada ( eu usei 700gr)
50 gr de chouriço
1 ovo
4 pés de salsa
Sal q.b.
pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
50gr pão

P/Molho

1 cebola média
50gr de azeite
100gr tomate pelado (usei 150 gr.)
sal q.b.
pimenta q.b.
250 gr água
100 gr vinho
1 dente de alho

Pique o chouriço na Vel.5. Junte a carne, a salsa e o pão previamente demolhado em leite e pique 10 seg.Vel.7.
Junte o ovo e os temperos e misture programando 15Seg.Vel.3
Retire e forme bolinhas passando por pão ralado (eu ralo tostas na Bimby) e coloque-as no cesto.










Coloque no copo a cebola, o azeite, o tomate pelado e o alho, programe 8seg.Vel.5 depois programe 7Min.Temp.100º, Vel.1
Junte a água e o vinho e tempere.
Bata o molho 20Seg.Vel.7. Coloque o cesto no copo e programe 20min.Temp.Varoma. Vel.3




E já no prato



Entretanto tinha cozido batata para acompanhar (os meus filhos e marido não gostam de puré) pois com o molho fica fantástico.
Para mim fiz puré (que eu ADORO). Depois das batatas estarem cozidas, coloquei-as no copo acresecentei 100 gr. de leite e 30 gr. de manteiga e triturei 20 seg. /Vel.3



Mais uma refeição a lembrar a minha infância

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Crepes
















Esta massa de crepes é fantástica. Os crepes ficaram deliciosos.
Esta receita fui buscá-la ao site mundodereceitasbimby.pt

Ingredientes:
500 gr de leite
3 ovos
1/2 colher de chá de sal
300 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Colocar no copo o leite, ovos e sal no copo 15s vel 4, juntar Farinha e fermento 15 s vel 4.
Deixar repousar 30m.
Numa frigideira untada com manteiga, colocar uma concha de massa, espalhar sobre o fundo e deixar dourar de ambos os lados.



































Um dos recheios que usei foi puré de maçã
















Aqui fica a receita que fui buscar ao forumbimby.com

Puré de Maçã

Ingredientes:
5 maçãs reinetas sem caroço e sem casca (eu usei Golden que era o que tinha em casa)

5 colheres de sopa de açúcar
sumo de uma laranja
1 pau de canela

Coloque no copo todos os ingredientes e programe 15 min., vel colher inversa, temp. 100. No final do tempo retire o pau de canela e triture durante 15 seg. na vel 7 para obter um puré uniforme.






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...