quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lombinhos de Pescada cozidos a vapor com gratinado de courgettes















Apesar do desagrado do meu filho Pedro, ontem foi dia de peixinho cozido.
Ele resmungou, resmungou mas lá se conformou com a ideia.
Para tornar o prato mais apelativo resolvi fazer umas courgettes gratinadas com molho béchamel. Ficam muito boas

Para as Courgettes gratinadas
1 courgette grande em rodelas finas
Molho Béchamel

Molho Béchamel (livro base da Bimby)
800g de leite
80g farinha
40g margarina
sal, pimenta e noz moscada

Colocar todos os ingredientes e programar 8 min vel.4 90º.

 
 
 
 
 
 
 
 
Dar uma cozedura rápida às courgettes
Depois colocá-las num pirex e verter  o molho béchamel.
Levar ao forno cerca de 25mn
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entretanto descascar batatas, cenoura e couve-flor.
Colocar as batatas dentro do cesto e este no copo com 800gr. de água.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na varoma, colocar na parte de baixo e em papillotes os medalhões de Pescada temperados com sal, pimenta e sumo de limão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No tabuleiro superior colocar a cenoura e a couve-flor.
Programar 25mn/Temp.Varoma/Vel.1
 
 
 
 
 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tagliatelle à La Crema















Neste maravilhoso universo que é a Internet, fui buscar alguns livros de receitas da nossa Bimby em Espanhol.
Eles têm imensos livros e todos super interessantes.
No livro, La Revolucion en la cocina, encontrei esta receita que é muito boa.
Este molho ficou super cremoso e super saboroso.
A receita é com fetuccini mas eu usei tagliatelle fresca.

Ingredientes:

150 gr. de cebola
50 gr. de manteiga
1 colher de azeite
100 gr. de bacon aos bocados sem couratos
sal q.b
pimenta moida na altura em abundância
500 gr. de nata (eu usei apenas 400gr.)
50 gr. de queijo parmesão ralado
500 gr. de massa
queijo parmesão para polvilhar

Colocar no copo a cebola, a manteiga, o bacon, o sal e a pimenta. Triturar 15 seg. /vel.4









Com a espátula mexer e baixar todos os residuos, em seguida programar 7 mn/Temp. Varoma/Vel.2.









Incorporar as natas e o queijo parmesão. Trituar uns segundos na Vel.7 até que a mistura fique homógenea e programar 8 mn/temp. 100º/Vel. 3
















Retificar os temperos.
Entretanto cozer a massa e quando esta tiver cozida, deitar o molho por cima e polvilhar com mais queijo parmesão.









Pode-se também colocar mais uns bocadinhos de bacon fritos.









segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Torta com recheio de doce de Amora e Pêssego



















Esta Torta que vem no livro base é deliciosa. Como recheio, usei Doce de Amora e pêssego, que tinha feito há uns tempos atrás (na Bimby é claro).
As fotos estão fraquissimas pois foram tiradas com o telemóvel.

Ingredientes:
4 ovos
130 gr de açúcar
170 gr de farinha
2 c. chá de fermento
1 pitada de sal
Açúcar em pó para a finalização

Coloque a borboleta na lâmina e deite no copo os ovos e o açúcar. Programe 2 minutos, temp. 37º, vel. 3.
Deixe, sem programar temperatura e bata outros 2 minutos à mesma velocidade, para que fique um creme fofo.
Incorpore a farinha, o fermento e o sal e programe 5 segundos em velocidade 3.
A seguir, deite esta mistura num tabuleiro, untado com margarina, tendo o cuidado para que fique bem espalhada com uma altura máxima de 1/2 cm.
Introduza no forno pré-aquecido a 180º, durante 10 a 15 minutos aproximadamente.
Desenforme sobre um pano húmido, enrole e deixe arrefecer.
Por último, desenrole a torta, espalhe o recheio sobre a torta e volte a enrolar, pulveize com açúcar em pó e decore a gosto.








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Gambas Salteadas
















Antes de mais quero explicar que ainda continuo com o layout do Natal, não por que seja fanática pelo Natal, mas porque estou a ter algumas dificuldades em voltar ao modelo anterior.
Acho que vou ter que recorrer à ajuda técnica do meu marido.
Assim durante mais um dia por aqui continua a ser época de festas.

Vamos agora à receita.
Foi coisa que nunca imaginei fazer na Bimby, saltear, mas posso dizer que estas gambas ficaram deliciosas.
A receita fui buscá-la ao Forum Bimby4all e é da Susaninha http://bimby4all.livreforum.com/entradas-f6/gambas-salteadas-t1060.htm

Ingredientes:

Gambas (eu usei umas 700 grs. daquele camarão do Pingo Doce)
3 dentes de alho
1/2 ceblola
Azeite
Salsa
Sal
Tabasco (a original era com pimenta)
2 folhas de louro
1/2 cerveja mini
Coentros para polvilhar

Pica-se a cebola e o alho, 3 seg./velocidade 4
Junta-se o azeite e faz-se o refogado,5 min /velocidade 2/ temperatura varoma
Acrescenta-se o louro, o sal, o tabasco a cerveja e a salsa picada e depois 2 min/ vel 2/ temp. Varoma
Juntam-se as gambas mais 10 min./ temp. varoma - na receita original diz velocidade 2..mas eu achei que as gambas se podiam desfazer e coloquei colher inversa.








Só para verem o molhinho

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tiramisu















Este foi um dos melhores Tiramisus que eu já comi. Estava delicioso
A receita como não podia deixar de ser é da Luisa Alexandra e fui buscá-la ao Forum bimby4all
http://bimby4all.livreforum.com/doce-de-colher-f32/tiramisu-t1992.htm?highlight=tiramisu

Ingredientes:
200 gr. de Palitos de Champagne
80 grs. de Açúcar
200 gr. de Queijo Mascarpone
2 Ovos (gemas + claras)
2 Folhas de Gelatina incolor
Café para demolhar os palitos

eu juntei whisky q.b ao café pois eu gosto do tiramisu alcólico

No copo da Bimby colocar o açúcar e pulverizar 10 seg., vel. 5-7-10.










Adicionar as gemas e bater 2 min., vel. 4.










Juntar o queijo mascarpone e misturar 30 seg., vel. 4.










Demolhar as folhas de gelatina em água fria e depois dissolvê-las num pouco de água a ferver.
Juntar ao preparado de queijo e misturar 15 seg., vel. 4.
À parte bater as claras em castelo bem firme (juntar uma pedra de sal que ajuda a montar).
Misturar o preparado de queijo com as claras e juntar delicadamente.
Forrar uma forma de bolo inglês com película aderente e colocar uma camada de palitos demolhados no café morno. (eu juntei whisky ao café)
Por cima colocar uma camada de creme, e ir alternando com mais palitos demolhados.



 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Levar ao frigorífico durante umas horas a solidificar.
Depois desenformar para uma travessa, retirando com cuidado a película
No final polvilha-se com cacau em pó.



 
 
 
 
 
 










E uma foto do interior










Na minha opinião esta sobremesa ainda fica melhor de um dia para o outro.
È uma tentação......

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Coroa Salgada


 














Esta Coroa Salgada é deliciosa.
Já várias meninas a fizeram e eu fui buscar a receita ao forumbimby4all
http://bimby4all.livreforum.com/entradas-f6/coroa-salgada-t1034.htm

Ingredientes:

Massa:
400 g de farinha
150 g de leite
50 g de manteiga em textura pomada
20 g de fermento padeiro ou 1 pacote de vahine
3 gemas de ovo
1 colherzinha de sal

Recheio:
10 fatias de bacon
8 ou 10 fatias de fiambre de york
Queijo ralado

Deitar no copo, o leite o sal e a manteiga. Programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3.
Juntar as gemas e a levedura, misturar uns segundos na velocidade 2.
Incorporar a farinha e misturar 15 segundos, velocidade 6, e de seguida programar 1 minuto velocidade Espiga.
Tirar do copo, verter a massa numa tigela, se possível de plástico, tapar com película transparente e deixar de repouso até dobrar o volume.

Preparar e armar a coroa:
Uma vez dobrado o volume dispor a massa numa bancada entre dois plásticos. Formar um rectângulo com a ajuda de um rolo.









Retirar o plástico superior. Pintar a massa com manteiga derretida.
Cobrir a massa com o recheio. O fiambre de york, o bacon e o queijo.
Enrolar com muito cuidado, ajudando com o plástico, selar as pontas com um pouco de água e com os dedos.









Por a bandeja num tabuleiro de forno, forrada com papel vegetal para forno e dá-se a forma de coroa.









Fazer uns cortes, com uma faca afiada, sem cortar todo.
Dobrar cada pedaço para cima.
Pintar com clara de ovo, polvilhar com queijo ralado.









Colocar no forno, pré-aquecido a 50º, com uma tigela de água e deixar que dobre o volume.
Uma vez dobrado o seu volume, subir a temperatura a 180º e deixar uns 20 a 25 minutos ou até estar dourado.


















Esta coroa fez tanto sucesso que ontem fiz outra para trazer para o escritório.
Como estava com preguiça não dei a forma de coroa















O meu jantar de Ano Novo

Este blog tem estado pouco activo pois com as festas e os miudos, o tempo é pouco.
Mas a Bimby não tem parado e tenho feito montes de coisas boas.
Para já deixo umas imagens do meu jantar de Ano Novo e as receitas vou colocando depois.
Aproveito para desejar a todos um 2010 fantástico cheio de saude, amor e com muita comidinha boa!

Coroa Salgada









Gambas Salteadas









Bacalhau à Espiritual
 Tiramisu









Ainda houve mais uns doces trazidos pelos convidados (muito bons por sinal) e fiz também mas esqueci-me de tirar fotos - queijo de cabra macerado em azeite temperado com oregãos e azeitonas pretas.

As receitas seguem daqui a pouco

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Frango à Bimby















Noutro dia tinha uns peitos de frango e não sabia o que fazer com eles.
Encontrei no novo site da Vorwerk esta receita - Frango à Bimby Bimby.http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/1761/frango-bimby.html

Eu não tinha dois ingredientes, um deles principal- que eram os espinafres, mas fiz na mesma e ficou muito boa.
Claro que da próxima que a fizer vou-me certificar que tenho os espinafres em casa pois de facto deve ficar ainda mais saborosa.

Ingredientes

1 cebola
1 dente alho
2 cenouras
30 g azeite
300 g frangos , assado, desfiado
300 g espinafres
200 g batatas , palha

P/ o bechamel:
800 g leite
40 g manteiga
70 g farinha
1 caldo de galinha
q.b. pimenta
q.b. noz moscada
1 iogurte natural (não tinha)

Coloque no copo a cebola, o alho, as cenouras, e pique 5 seg/vel 5.

Junte o azeite e programe 7 min/100ºC/vel 1.
Adicione o frango e pique 3 seg/vel 5. Retire e reserve para um pyrex.
Sem lavar o copo coloque todos os ingredientes para o bechamel excepto o iogurte e programe 8 min/90ºC/vel 4.
Adicione o iogurte e misture uns segundos na vel 3.
Num pyrex, espalhe o frango, por cima coloque as folhas de espinafres, a batata palha e regue com o bechamel. Leve ao forno a 180ºC durante 12 minutos.

Dica:

Polvilhe sobre o bechamel queijo e pão ralado feito na Bimby. Esta receita é boa para aproveitamento de sobras de frango.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
eu cozi os peitos de frango com 1 caldo knorr
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
à saida do forno:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...