quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Arroz de feijão encarnado com panados
















Este prato não tem nada que saber mas faz parte da cozinha das casas portuguesas.
Nós adoramos quer arroz de feijão quer panadinhos (estes são de peru) e então o meu filho Pedro come como se não houvesse amanhã (o que nem sempre acontece).
Até o Tomás adorou este arrozinho.
O arroz eu confesso, faço no fogão, pois apesar de ser a fã nº1 da Bimby, para mim o arroz no tacho é melhor.


Refogar uma cebola partida aos bocadinhos em azeite. Juntar bocadinhos de chouriço.
Acrescentar o arroz e refogar. De seguida acrescentar água a ferver (para não interromper a cozedura) e eu acrescentei também um pouco da água da lata do feijão para dar um pouco de cor.
Eu em relação à água ponho sempre o dobro da medida do arroz.
Acrescentar depois o feijão, o sal e deixar cozer.
Entretanto passar os bifes de peru, que eu tempero de vêspera com sal, limão e pimenta, por ovo e pão ralado (ralado na Bimby of course) e fritar.



















































Comidinha cozy, simples mas deliciosa

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Batido de Morango















Desde que tenho a Bimby que faço muitos batidos.
È super rápido e ficam deliciosos.
Este batido de morango faz as delicias dos miudos

Ingredientes:
morangos q.b
300 gr. de leite
1 iogurte natural
2 bolachas maria

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 1 mn/ Vel. 5-7-9

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lombo de Porco recheado com chouriço, alho francês e cenoura















Cá em casa gostámos imenso de lombo de porco recheado.
Este ficou muito bom, delicioso mesmo.
Acompanhado com batatinha assada e arroz branco foi o jantar perfeito para uma noite de sábado.
às vezes recheio com tâmaras ou com ameixas secas, desta vez rechei com alho-francês, cenoura e chouriço.

Ingredientes:
1 peça de lombo de porco para assar (a minha tinha 700gr.)
1 alho francês partido em 4
1 cenoura partida em 4
1 chouriço partido em 4
sal e pimenta q.b
vinho branc q.b

No talho pedir para arranjar o lombo de porco para rechear.
Com a peça aberta colocar os ingredientes do recheio, fechar e enrolar com fio de cozinha.
Depois com uma tesoura cortar as pontas do alho francês que saiam fora.














































Numa assadeira fiz uma cama de cebolas e chalotas, cobri com azeite e um pouco de óleo.
Colquei a carne por cima, temperei com sal e pimenta e reguei com vinho branco
Levei ao forno por cerca de 2 horas. A meio do tempo acrescentei batatinhas.
Et Voilá









sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Peitos de frango gratinados















A ideia inicial era fazer peitos de frango à Parmegianna mas como cheguei tarde a casa e tinha sopa para fazer, dar banho aos miudos, acabei por fazer uma coisa mais simples.
Num pirex pus os peitos de frango, temperei-os com sal e pimenta.
Pus depois um pouco de tomate aos pedaços por cima, oregãos, reguei com um pouco de vinho e ralei queijo da ilha.
Foi ao forno por cerca de 25mn.
Acompanhei com arroz branco

Antes de ir ao forno









E já no prato

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lombinhos de Pescada cozidos a vapor com gratinado de courgettes















Apesar do desagrado do meu filho Pedro, ontem foi dia de peixinho cozido.
Ele resmungou, resmungou mas lá se conformou com a ideia.
Para tornar o prato mais apelativo resolvi fazer umas courgettes gratinadas com molho béchamel. Ficam muito boas

Para as Courgettes gratinadas
1 courgette grande em rodelas finas
Molho Béchamel

Molho Béchamel (livro base da Bimby)
800g de leite
80g farinha
40g margarina
sal, pimenta e noz moscada

Colocar todos os ingredientes e programar 8 min vel.4 90º.

 
 
 
 
 
 
 
 
Dar uma cozedura rápida às courgettes
Depois colocá-las num pirex e verter  o molho béchamel.
Levar ao forno cerca de 25mn
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entretanto descascar batatas, cenoura e couve-flor.
Colocar as batatas dentro do cesto e este no copo com 800gr. de água.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na varoma, colocar na parte de baixo e em papillotes os medalhões de Pescada temperados com sal, pimenta e sumo de limão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No tabuleiro superior colocar a cenoura e a couve-flor.
Programar 25mn/Temp.Varoma/Vel.1
 
 
 
 
 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tagliatelle à La Crema















Neste maravilhoso universo que é a Internet, fui buscar alguns livros de receitas da nossa Bimby em Espanhol.
Eles têm imensos livros e todos super interessantes.
No livro, La Revolucion en la cocina, encontrei esta receita que é muito boa.
Este molho ficou super cremoso e super saboroso.
A receita é com fetuccini mas eu usei tagliatelle fresca.

Ingredientes:

150 gr. de cebola
50 gr. de manteiga
1 colher de azeite
100 gr. de bacon aos bocados sem couratos
sal q.b
pimenta moida na altura em abundância
500 gr. de nata (eu usei apenas 400gr.)
50 gr. de queijo parmesão ralado
500 gr. de massa
queijo parmesão para polvilhar

Colocar no copo a cebola, a manteiga, o bacon, o sal e a pimenta. Triturar 15 seg. /vel.4









Com a espátula mexer e baixar todos os residuos, em seguida programar 7 mn/Temp. Varoma/Vel.2.









Incorporar as natas e o queijo parmesão. Trituar uns segundos na Vel.7 até que a mistura fique homógenea e programar 8 mn/temp. 100º/Vel. 3
















Retificar os temperos.
Entretanto cozer a massa e quando esta tiver cozida, deitar o molho por cima e polvilhar com mais queijo parmesão.









Pode-se também colocar mais uns bocadinhos de bacon fritos.









segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Torta com recheio de doce de Amora e Pêssego



















Esta Torta que vem no livro base é deliciosa. Como recheio, usei Doce de Amora e pêssego, que tinha feito há uns tempos atrás (na Bimby é claro).
As fotos estão fraquissimas pois foram tiradas com o telemóvel.

Ingredientes:
4 ovos
130 gr de açúcar
170 gr de farinha
2 c. chá de fermento
1 pitada de sal
Açúcar em pó para a finalização

Coloque a borboleta na lâmina e deite no copo os ovos e o açúcar. Programe 2 minutos, temp. 37º, vel. 3.
Deixe, sem programar temperatura e bata outros 2 minutos à mesma velocidade, para que fique um creme fofo.
Incorpore a farinha, o fermento e o sal e programe 5 segundos em velocidade 3.
A seguir, deite esta mistura num tabuleiro, untado com margarina, tendo o cuidado para que fique bem espalhada com uma altura máxima de 1/2 cm.
Introduza no forno pré-aquecido a 180º, durante 10 a 15 minutos aproximadamente.
Desenforme sobre um pano húmido, enrole e deixe arrefecer.
Por último, desenrole a torta, espalhe o recheio sobre a torta e volte a enrolar, pulveize com açúcar em pó e decore a gosto.








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Gambas Salteadas
















Antes de mais quero explicar que ainda continuo com o layout do Natal, não por que seja fanática pelo Natal, mas porque estou a ter algumas dificuldades em voltar ao modelo anterior.
Acho que vou ter que recorrer à ajuda técnica do meu marido.
Assim durante mais um dia por aqui continua a ser época de festas.

Vamos agora à receita.
Foi coisa que nunca imaginei fazer na Bimby, saltear, mas posso dizer que estas gambas ficaram deliciosas.
A receita fui buscá-la ao Forum Bimby4all e é da Susaninha http://bimby4all.livreforum.com/entradas-f6/gambas-salteadas-t1060.htm

Ingredientes:

Gambas (eu usei umas 700 grs. daquele camarão do Pingo Doce)
3 dentes de alho
1/2 ceblola
Azeite
Salsa
Sal
Tabasco (a original era com pimenta)
2 folhas de louro
1/2 cerveja mini
Coentros para polvilhar

Pica-se a cebola e o alho, 3 seg./velocidade 4
Junta-se o azeite e faz-se o refogado,5 min /velocidade 2/ temperatura varoma
Acrescenta-se o louro, o sal, o tabasco a cerveja e a salsa picada e depois 2 min/ vel 2/ temp. Varoma
Juntam-se as gambas mais 10 min./ temp. varoma - na receita original diz velocidade 2..mas eu achei que as gambas se podiam desfazer e coloquei colher inversa.








Só para verem o molhinho

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tiramisu















Este foi um dos melhores Tiramisus que eu já comi. Estava delicioso
A receita como não podia deixar de ser é da Luisa Alexandra e fui buscá-la ao Forum bimby4all
http://bimby4all.livreforum.com/doce-de-colher-f32/tiramisu-t1992.htm?highlight=tiramisu

Ingredientes:
200 gr. de Palitos de Champagne
80 grs. de Açúcar
200 gr. de Queijo Mascarpone
2 Ovos (gemas + claras)
2 Folhas de Gelatina incolor
Café para demolhar os palitos

eu juntei whisky q.b ao café pois eu gosto do tiramisu alcólico

No copo da Bimby colocar o açúcar e pulverizar 10 seg., vel. 5-7-10.










Adicionar as gemas e bater 2 min., vel. 4.










Juntar o queijo mascarpone e misturar 30 seg., vel. 4.










Demolhar as folhas de gelatina em água fria e depois dissolvê-las num pouco de água a ferver.
Juntar ao preparado de queijo e misturar 15 seg., vel. 4.
À parte bater as claras em castelo bem firme (juntar uma pedra de sal que ajuda a montar).
Misturar o preparado de queijo com as claras e juntar delicadamente.
Forrar uma forma de bolo inglês com película aderente e colocar uma camada de palitos demolhados no café morno. (eu juntei whisky ao café)
Por cima colocar uma camada de creme, e ir alternando com mais palitos demolhados.



 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Levar ao frigorífico durante umas horas a solidificar.
Depois desenformar para uma travessa, retirando com cuidado a película
No final polvilha-se com cacau em pó.



 
 
 
 
 
 










E uma foto do interior










Na minha opinião esta sobremesa ainda fica melhor de um dia para o outro.
È uma tentação......

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...