A cozinha é o coração da minha casa e adoro cozinhar para a minha família e amigos. Aqui partilho receitas, dicas e vídeos com a ajuda da bimby.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Bacalhau com Natas
Este prato é muito conhecido no mundo Bimby, e eu apesar de já ter feito inumeros pratos de bacalhau na Bimby, ainda não tinha feito com natas.
Ficou aprovadissimo, muito cremoso e crocante.
Ainda sobrou o que é óptimo pois assim já tenho um prato feito, para um daqueles dias em que o tempo não chega para tudo.
A receita é do livro Base da Bimby
Ingredientes:
2 pacotes de batata frita palha (+/- 400 gr)
400 grs de bacalhau desfiado
1 cebola (+/- 200 gr)
2 dentes de alho
70 grs de azeite
Bechamel
1 litro de leite
90 grs de farinha
60 gr de manteiga/margarina
200 grs de natas
sal, pimenta, noz moscada q.b.
Coloque no copo os alhos e a cebola e pique 6/8 seg na vel 3½ . Adicione o azeite e programe 7 min na temp 100º, vel 1 ½ .
Coloque o suporte giratório/borboleta e adicione o bacalhau desfiado e programe 3 min na temp Varoma, vel 1 ½ .
Entretanto coloque no pirex as batatas fritas e, quando terminar o tempo de cozinhar o bacalhau, deite-o por cima das batatas fritas e envolva bem as duas coisas.
Prepare o molho bechamel. Deite todos os ingredientes, excepto as natas, e programe 8 min na temp 85º, vel 4.
Adicione as natas e programe mais 2 min na mesma temp e vel.
Deite no pirex onde reservou o bacalhau e envolva tudo muito bem.
Para decorar pode usar um pão ralado feito na bimby com restos de pão, 1 alho e coentros.
Decore igualmente com azeitonas pretas.
Leve ao forno a 180º por 10/12 min e depois gratine até ficar dourado.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Omolete ao vapor
Com o Tomás doentinho e depois de passar o fim-de-semana fora em trabalho, ontem era daqueles dias onde não tinha nem tempo nem imaginação para cozinhar.
Assim resolvi-me por uma omolete, que lá em casa todos gostam.
As omoletes feitas a vapor ficam deliciosas e com uma textura completamente diferente daquelas feitas da maneira tradicional.
São também muito mais saudáveis pois não levam gordura nenhuma.
Ingredientes:
5 ovos
cogumelos frescos laminados
queijo às fatias
paio
salsa picada
sal e pimenta q.b
Bater 5 ovos e temperar com sal e pimenta.
Passar papel vegetal por água e colocá-lo na varoma. Por cima deitam-se os ovos batidos, os cogumelos laminados, o queijo e o paio, salpicando depois com salsa picada. (eu não tinha mas tomate às rodelas também fica muito bom na omolete).
No copo colocar 800gr. de água, colocar a varoma e programar 25 mn/ Temp. Varoma / Vel . 1/2
Eu acompanhei com arroz branco
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Bolagnesa
Esta receita de bolagnesa já se encontra aqui no blog mas destavez mudei alguns ingredientes.
è um prato recorrente cá em casa, ora com masa, ora para fazer lasagna.
Faço sempre a mais para congelar pois nos dias mais complicados, é só ir à arca congeladora e tirar.
Ingredientes:
80 gr. no total entre cenoura, aipo e cebola (eu usei cenoura paris (as unicas que tinha em casa), alho francês e cogumelos frescos)
50 gr. azeite
70 gr. bacon
200gr. carne porco picada (eu usei 700 grs)
1 copinho de vinho branco
700 gr. polpa tomate
20 gr. manteiga
sal e pimenta q.b
No copo da Bimby picar a cebola, a cenoura e o dente de alho e triturar 20 seg./Vel.6
Juntar o bacon e triturar 10 seg./Vel.6
Colocar a borboleta, adicionar o azeite e programar 4mn/Temp.100º/Vel.1
Adicionar a carne e programar 4 mn/Temp. 100º/Vel.1
Adicionar o vinho e programar 2 mn/Temp. 100 º/Vel.1
Retirar o copinho para evaporar
Adicionar o molho de tomate, sal e pimenta e programar 2mn/Temp. 100º/ Vel. 1
Colocar o copinho inclinado
Quando terminar envolver com a manteiga
O que sobrou para congelar:
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Empadão de carne
Eu adoro puré mas cá em casa sou a única, pelo que é rarissimo fazer. O que é uma pena pois então feito na Bimby, o puré é delicioso e não dá trabalho nenhum.
No entanto noutro dia tinha-me sobrado uma carne estufada com cenouras e ervilhas e para a reutilizar tinha que a picar, pois senão não chegava para o jantar.
Assim e apesar de os "meus homens" torcerem o nariz lá saiu um empadão
Ingredientes Puré de Batata (receita livro base)
1000g de batatas descascadas, lavadas e partidas aos pedaços (eu pus menos quantidade)
400g de leite
Sal, pimente e noz moscada q.b.
50g de manteiga
Colocar todos os ingredientes no copo, com excepção da manteiga. Programar 30 min./ tem. 90/ vel. 1. No fim desse tempo juntar a manteiga (ou margarina) e programar 1 min/ vel. ¾.
Depois piquei a carne na Bimby (5 seg./Vel.5).
Pus num pirex a carne e por cima o molho, as ervilhas e a cenoura (como era carne estufada tinha bastante molho). De seguida pus o puré. Depois passei um pincel com ovo batido no topo e polvilhei com queijo parmesão ralado. Levei ao forno cerca de 15 mn.
antes de ir ao forno
À saida do forno
E já no prato
Claro que não é preciso dizer que comi que nem uma desalmada, enquanto olhavam para mim chocados por eu comer tanto.
Mas eu gosto mesmo de puré !!!
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Salmão em papillotes com legumes ao vapor e molho holândes
A foto de cima não está com grande qualidade pois a máquina ficou sem bateria e tive que usar o telémovel.
Conforme já referi anteriormente, uma das muitas versatilidades da Bimby é a Varoma, o facto de podermos cozinhar a vapor e retirar não só o máximo de sabor dos ingredientes mas também todas as vitaminas.
Desta feita fiz uns lombos de salmão em papillote que cozinhei a vapor assim como brócolos e cenouras.
No copo pus a cozer as batatas.
Ingredientes:
2 lombos de salmão
1 cenoura grande partida em tiras finas
brócolos
batatas partidas em gomos
sal
pimenta
azeite
Molho Holândes (receita do livro Base)
50 g água
4 gemas de ovo
130 g manteiga , cortada em pedaços
Sumo de 1/2 limão
½ c. chá sal
1 pitada pimenta
Temperar o salmão com sal, pimenta e sumo de limão. Deixar marinar um pouco.
Cortar quadrados de papel de aluminio, regar com 1 fio de azeite e colocar o lombo de salmão. Polvilhar o salmão com ervas da provence. Depois fechar como se fosse um embrulho.
Entretanto colocar as batatas em gomos, as cenouras em tiras e arranjar alguns raminhos de brócolos.
No copo colocar 800gr. de água e o cesto com as batatas. Temperar com sal.
Na parte de baixo da varoma colocar os legumes e no tabuleiro superior os papillotes.
Programar 30mn/Temp. Varoma/Vel.1
Nota: no livro base não diz nada mas no site novo da Vorwerk diz para colocar a borboleta (eu não coloquei)
O molho ficou fantástico apenas um pouquinho salgado a mais para o meu gosto( mas eu sou um bocado ensosa).
Dá logo outra graça a um peixe cozido e combina divinalmente
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Arroz de feijão encarnado com panados
Este prato não tem nada que saber mas faz parte da cozinha das casas portuguesas.
Nós adoramos quer arroz de feijão quer panadinhos (estes são de peru) e então o meu filho Pedro come como se não houvesse amanhã (o que nem sempre acontece).
Até o Tomás adorou este arrozinho.
O arroz eu confesso, faço no fogão, pois apesar de ser a fã nº1 da Bimby, para mim o arroz no tacho é melhor.
Refogar uma cebola partida aos bocadinhos em azeite. Juntar bocadinhos de chouriço.
Acrescentar o arroz e refogar. De seguida acrescentar água a ferver (para não interromper a cozedura) e eu acrescentei também um pouco da água da lata do feijão para dar um pouco de cor.
Eu em relação à água ponho sempre o dobro da medida do arroz.
Acrescentar depois o feijão, o sal e deixar cozer.
Entretanto passar os bifes de peru, que eu tempero de vêspera com sal, limão e pimenta, por ovo e pão ralado (ralado na Bimby of course) e fritar.
Comidinha cozy, simples mas deliciosa
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Batido de Morango
Desde que tenho a Bimby que faço muitos batidos.
È super rápido e ficam deliciosos.
Este batido de morango faz as delicias dos miudos
Ingredientes:
morangos q.b
300 gr. de leite
1 iogurte natural
2 bolachas maria
Colocar todos os ingredientes no copo e programar 1 mn/ Vel. 5-7-9
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Lombo de Porco recheado com chouriço, alho francês e cenoura
Cá em casa gostámos imenso de lombo de porco recheado.
Este ficou muito bom, delicioso mesmo.
Acompanhado com batatinha assada e arroz branco foi o jantar perfeito para uma noite de sábado.
às vezes recheio com tâmaras ou com ameixas secas, desta vez rechei com alho-francês, cenoura e chouriço.
Ingredientes:
1 peça de lombo de porco para assar (a minha tinha 700gr.)
1 alho francês partido em 4
1 cenoura partida em 4
1 chouriço partido em 4
sal e pimenta q.b
vinho branc q.b
No talho pedir para arranjar o lombo de porco para rechear.
Com a peça aberta colocar os ingredientes do recheio, fechar e enrolar com fio de cozinha.
Depois com uma tesoura cortar as pontas do alho francês que saiam fora.
Numa assadeira fiz uma cama de cebolas e chalotas, cobri com azeite e um pouco de óleo.
Colquei a carne por cima, temperei com sal e pimenta e reguei com vinho branco
Levei ao forno por cerca de 2 horas. A meio do tempo acrescentei batatinhas.
Et Voilá
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Peitos de frango gratinados
A ideia inicial era fazer peitos de frango à Parmegianna mas como cheguei tarde a casa e tinha sopa para fazer, dar banho aos miudos, acabei por fazer uma coisa mais simples.
Num pirex pus os peitos de frango, temperei-os com sal e pimenta.
Pus depois um pouco de tomate aos pedaços por cima, oregãos, reguei com um pouco de vinho e ralei queijo da ilha.
Foi ao forno por cerca de 25mn.
Acompanhei com arroz branco
Antes de ir ao forno
E já no prato
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Lombinhos de Pescada cozidos a vapor com gratinado de courgettes
Apesar do desagrado do meu filho Pedro, ontem foi dia de peixinho cozido.
Ele resmungou, resmungou mas lá se conformou com a ideia.
Para tornar o prato mais apelativo resolvi fazer umas courgettes gratinadas com molho béchamel. Ficam muito boas
Para as Courgettes gratinadas
1 courgette grande em rodelas finas
Molho Béchamel
Molho Béchamel (livro base da Bimby)
800g de leite
80g farinha
40g margarina
sal, pimenta e noz moscada
Colocar todos os ingredientes e programar 8 min vel.4 90º.
Dar uma cozedura rápida às courgettes
Depois colocá-las num pirex e verter o molho béchamel.
Levar ao forno cerca de 25mn
Entretanto descascar batatas, cenoura e couve-flor.
Colocar as batatas dentro do cesto e este no copo com 800gr. de água.
Na varoma, colocar na parte de baixo e em papillotes os medalhões de Pescada temperados com sal, pimenta e sumo de limão.
No tabuleiro superior colocar a cenoura e a couve-flor.
Programar 25mn/Temp.Varoma/Vel.1
Subscrever:
Mensagens (Atom)



