segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bacalhau à Brás


















Adoramos bacalhau à brás lá em casa e volta e meia o Pi lá me pergunta quando faço o bacalhau à brás.
Este fim-de-semana lá saiu mais uma vez.
Como já a publiquei aqui no blog http://donabimby.blogspot.com/2009/10/bacalhau-bras.html desta vez ficam apenas as fotos.
è mesmo bom este prato!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bolo de Espuma de Chocolate com cobertura e recheio de ganache de Chocolate



















O meu filho mais velho, o Pedro (Pi), vai fazer 6 anos na próxima 5º feira e eu tenho andado a fazer pesquisas de bolos para levar para a escolinha.
No ano passado fiz o bolo de cenoura divinal com cobertura de chocolate , este ano como são todos maiorzinhos (finalistas) acho que o de chocolate é apropiado.
Na minha pesquisa, descobri este bolo de espuma de chocolate, num blog que sigo e gosto bastante - Iguarias de Açúcar e Sal
Optei pelo recheio e cobertura de Ganache de chocolate, cuja receita é do mesmo blog.
Este bolo é delicioso e ficou decidido que será o bolo para a escola.
Para a escola em vez de cobrir com granulado de chocolate sou capazx de cobrir antes com o granulado colorido.
Aconselho vivamente este bolo

Ingredientes Bolo
360g de farinha
450g de açúcar
300g de água
3 colh sopa de cacau
1 colh chá de café solúvel
140g de óleo
6 ovos
2 colh chá de fermento

Ingredientes Ganache chocolate:
1 pacote de natas
300g de chocolate de culinária


Bolo
Coloque o açúcar no copo e vaporize uns seg na vel 5-7-9.
Monte a borboleta sobre as lâminas, junte os ovos e programe 6 min na vel 4.
Misture numa caneca o cacau com a água e com o café.
Adicione ao preparado anterior, juntamente com o óleo e programe 15 seg na vel 4.
Junte a farinha e o fermento e programe 7 seg na vel 4.

Coloque numa forma bem untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno preaquecido 180º durante 1 h.

Ganache de Chocolate
Coloque as natas no copo e programe 3 min a 70º na vel 3.
Parta o chocolate, coloque no copo e espere um pouco.
Programe 1 min a 37º na vel 6, seguido de mais 1 min a 37º na vel 4.
Retire e deixe arrefecer.

Para recehar deixar o bolo arrefecer, depois cortá-lo ao meio e rechear com ganache de chocolate também já quase fria, colocar a outra parte do bolo e cobrir com ganache








quarta-feira, 23 de junho de 2010

S. João
















Hoje é noite de S. João e a cidade do Porto já está toda engalanada para a festa.
O cheiro a manjerico e as decorações estão por toda a cidade e o espirito já é de festa.
Hoje é dia de Caldo verde, de sardinha assada com salada de pimentos e de febra grelhada.
E VIVA O S. JOÂO

terça-feira, 22 de junho de 2010

Doce de Cereja















Nos ultimos tempos não têm faltado receitas de doces na Net.
Este ano já fiz doce de morango e este aqui, que é de cereja.
Aguardo agora pelas ameixas, alperces e pêssegos para aumentar a minha prateleira de doces caseiros
Este ano para o doce de cereja fiz uma nova receita, que encontrei no fabulástico blog No soup for you
Ficou delicioso

Ingredientes:
600g de cerejas
180g açúcar

Para descaroçar as cerejas:
Lave as cerejas e retire-lhes os pés.
Deite 300g de cerejas de cada vez no copo e seleccione a velocidade 3-4.
Quando o som mudar espere mais uns segundos e desligue (para esta quantidade demora cerca de 20 seg).
Deite num prato e retire os caroços. Reserve e repita a operação até terminar com as cerejas.

Deite no copo o sumo e a polpa das cerejas, junte o açúcar e triture 10 seg, vel 5 (se quiser encontrar pedaços inteiros de fruta, salte este passo).
Depois marque 20 min, temp 100º, vel 1.
Quando terminar o tempo, troque o copinho da tampa pelo cesto e programe 10 min, temp varoma, vel 1.

Se gostar do doce com uma consistência mais espessa, programe mais 5 minutos em temperatura varoma.
(não foi necessário)

Se não for para consumo imediato, acrescente um limão descascado ou o sumo deste, no inicio da cozedura e guarde em frascos esterilizados, em vácuo, depois de pronto.













Entretanto nas minhas deambulçações pela Net encontrei um blog que explica como descaroçar cerejas facilmente (usando bico de saco de pasteleiro).
Assim quem não tiver Bimby tem sempre esta alternativa

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Medalhões de Novilho envoltos em bacon com cogumelos salteados e molho de Natas e Vinho do Porto



















Este foi o jantar de sábado lá em casa.

Ingredientes:
2 medalhões de novilho
4 tiras de bacon
sal e pimenta q.b
1 dente de alho
1/2 embalagem de cogumelos inteiros
salsa
1 pacote natas
Vinho Porto Q.b

Enrolar as tiras de bacon à volta dos medalhões de novilho
Colocá-los numa frigideira bem quente e selá-los de 1 lado e outro. De seguida temperar com sal e pimenta e fritar ao gosto (lá em casa é mal passado).
Colocá-los num pirex quente
Na frigideira onde se fritou os medalhões, colocar um pouco de azeite e 1 dente de alho.
Saltear os cogumelos inteiros e no final polvilhar com salsa picada.
De seguida e na mesma frigideira colocar vinho do Porto q.b e deixar evaporar um pouco.
Depois colocar as natas e mexer.

Eu acompanhei com batata frita à rodela e uma salada de alfaces variadas e rucula
Delicioso!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lombinhos de Salmão com molho de laranja















Mais uns lombinhos de salmão feitos na varoma.
Desta feita e para variar um pouco temperei-os com sumo de laranja.
Ficaram óptimos.
Receita rápida e eficaz, enquanto que no copo coziam as batatas, no tabuleiro varoma estavam os lombos do salmão.

Ingredientes:
lombos de salmão
sal e pimenta q.b
Sumo de laranja
Tomilhos
batatas

Numa folha de aluminio colocar os lombos de salmão e temperá-los com sal e pimenta, regar com sumo de laranja e polvilhar com tomilho.
Fechar o papel de aluminio e colocá-los no tabuleiro varoma.
No cesto da Bimby colocar as batatas.
Programar 25mn./Temp. Varoma/ Vel. 1

Já prontos









e no prato acompanhado por uma salada de tomate

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Salada de Beterraba e Laranja















Como trabalho em turismo, esta época de ano é de muito trabalho, o que me deixa pouco tempo para cozinhar e andar na blogosfera.
Hoje deixo não uma receita, pois não tem nada que saber, mas uma sugestão que não só é deliciosa mas visualmente funciona muito bem.
A minha não ficou muita bonita pois foi feita à pressa
Comi esta salada noutro dia feita por uma amiga e adorei o contraste dos sabores.
A laranja e a beterraba combinam divinalmente.
Experimentem que vão gostar

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Clafoutis de Cereja















Recebi imensas cerejas daquelas mesmo vermelhas escuras, mas como se estragam rápidamente, lá pus mãos à obra.
Saiu então este clafoutis de cereja, cuja receita é semelhante á de clafoutis de morangos que já coloquei aqui.
A unica diferença é que enquanto os morangos são macerados com vinho do Porto, a cereja não.

Ingredientes:

400 gr. de morangos
250 gr. de leite
100 gr. de farinha
100 gr. açucar em pó
1 pacote de açúcar baunilhado
3 ovos
1 pitada de sal
1 noz de manteiga para untar a tarteira

Pré- aquecer o forno a 200 grº.
Introduzir no copo, o leite, a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado, os ovos e o sal e programar 10 seg./vel.5.

Colocar as cerejas, no fundo da forma, préviamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, que se vai usar e deitar por cima o preparado.
Levar ao forno 40mn a 200º.
O clafoutis está pronto quando tiver dourado.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Carne de Porco à Alentejana















A Carne de Porco à  Alentejana, prato que eu adorooooooooooooo, fica muito boa feita na Bimby.
Além disso é super rápido e prático mesmo como eu gosto.
Enquanto a Bimby em 20 mn fazia a carninha eu pude dar banho aos miudos.
Depois foi só fritar as batatas.
Eu já faço de cor este prato mas a receita original embora com alguns acrescentos é do Livro "A Bimby na Cozinha Regional Portuguesa"

Ingredientes:
Carne de porco aos cubinhos
massa de pimentão
2 dentes de alho
1 folha de louro
70 gr. de banha
40 gr. de azeite
ameijoa vietnamita q.b
pickles
salsa ou coentros
batata aos cubinhos para fritar (eu usei pré congelada da marca Continente aos cubinhos)

De vêspera temperei os cubos de carne com 2 dentes de alho e massa de pimentão.
No dia coloquei no copo a banha e o azeite e programei 5mn/Temp.Varoma/Vel.4
Entretanto no tabuleiro da varoma colocar as ameijoas (as minhas iam congeladas)
Depois colocar a carne no copo e a varoma por cima e programar 20mn/Temp. Varoma / Vel. Colher Inversa
Entretanto fritar as batatas e colocá-las à parte, pois se se misturar com a carne ficam moles.
Quando a carne estiver pronta colocar pickles e salsa picada por cima










terça-feira, 8 de junho de 2010

Rolo de Carne Recheado com Queijo e Fiambre















Noutro dia saiu mais um rolo de carne.
È delicioso e não dá muito trabalho.

Ingredientes:

500 gr. carme picada (eu comprei já picada)
1 ovo
1 cebola
4 dentes de alho
1 caldo carne
8 colheres de sopa de pão ralado
20 gr. coentros (eu usei salsa)
25 gr. vinho branco
4 fatias de bacon
4 colheres de sopa de pão ralado para envolver
4 fatias de queijo
4 fatias de fiambre
sal e noz moscada qb

colocar no copo os alhos, a cebola, a salsa e o caldo e picar 15sg. /Vel.7
Adicionar a carne, o ovo, o pão ralado, o vinho, o sal e a noz moscada e envolver durante alguns segundos na Vel.4
Colocar a carne em cima do papel de prata que por sua vez foi polvilhado com as 4 colheres de sopa de pão ralado.

Espalmar bem a carne colocar as fatias de queijo e por cima as de fiambre.
Enrola-se com ajuda da prata como se fosse uma torta
colocar 2 fatias de bacon no tabuleiro que vai ao forno (eu coloquei 3), colocar o rolo por cima e enfeitar com outras 3 fatias de bacon.

Regar com um pouco de azeite e de vinho branco e leve ao forno a assar.



 
 
 
 
 
 
Acompanhei com arroz basmati e salada de agrião

 
 
 
 
 
 
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...