A cozinha é o coração da minha casa e adoro cozinhar para a minha família e amigos. Aqui partilho receitas, dicas e vídeos com a ajuda da bimby.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Espetadas de Carne (Caseiras)
O meu filho mais velho adora espetadas e volta e meia lá pede para fazer.
Às vezes compro feitas mas nunca são como eu gosto.
Desta vez resolvi fazer em casa, não dá trabalho nenhum e ficam muito mais saborosas
Ingredientes:
Para cada espetada
4 bocados de carne de vaca que seja tenra
4 rodelas de chouriço de colorau (ou outro)
4 quadrados de pimento verde
rodelas de cebola
paus para espetadas
Em cada pau de espetada colocar uma rodela de chouriço, um quadrado de carne, um quadrado de pimento verde, rodela de cebola e assim sucessivamente.
Levar ao grelhador ou frigideira.
Eu acompanhei com uma bela salada e um arroz branco sequinho.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Bifes de Atum com legumes
Tinha uns bifes de atum para fazer e andei a fazer uma pesquisa na net para ver que receitas havia para fazer na Bimby.
No blog Com ou Sem Bimby descobri esta receita e cá em casa gostámos bastante.
A unica coisa é que ficou com muito molho pelo que da próxima vez vou reduzir quantidades dos liquidos drásticamente.
Ingredientes:
400g de bifes de atum (usei 3 bifes de atum)
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 tomates maduros
300g de mistura de legumes congelados a gosto (eu usei mistura de legumes chineses marca Pingo Doce)
200g de cogumelos frescos (usei congelados)
30g de azeite
200ml de vinho branco (só pus metade)
200ml de água
1 caldo de peixe (ou de legumes)
1 folha de louro
sal e pimenta qb
Coloque os bifes de atum no cesto do copo da Bimby. Tempere a gosto com sal grosso, salpique com sumo de limão e reserve.
Pique a cebola e os dentes de alho, durante 6s na Velocidade 5. Junte o tomate e pique mais 10s na velocidade 6. Acrescente o azeite e refogue 5m na Temperatura 100º e Velocidade 1.
No fim do tempo junte a mistura de legumes, os cogumelos, o vinho branco e a água. Tempere a gosto com a folha de louro, sal e pimenta, e junte o caldo.
Coloque o cesto no copo e programe 20m na Velocidade Colher Inversa. A meio do tempo verifique se os bifes estão a cozinhar uniformemente, e vire-os se achar necessário.
Acompanhei com batata cozida
Nota: o meu blog perdeu o layout por causa de um problema qualquer do photo bucket.
Agora ando à procura de um layout novo enquanto não encontro está minimalista
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Tiras de frango com Molho Balti
Este foi o jantar de ontem e só tenho uma palavra - DIVINAL
Eu adoro comida indiana, acho que é das minhas comidas preferidas, pois gosto de picante e de sabores intensos.
Para quem gosta também não hesitem em experimentar pois não se vão arrepender.
O molho já comprei pronto, é da marca Patak´s http://www.pataks.co.uk/products/balti-cooking-sauce.aspx e há venda no Continente.
Eu optei pelo médio e digo-vos que é picante o suficiente
Este molho é delicioso, é feito à base de molho tomate, caril, cebolas, pimento verde e vermelho, gengibre e todas aquelas especiarias exóticas e perfurmadas.
Claro que também dá para fazer o molho na Bimby mas eu também não tenho nada contra de comprar uma vez por outra, um molho já preparado.
Ingredientes:
3 peitos de frango partidos às tiras
1 colher de sopa de óleo
sal q.b
1 frasco de molho Balti Medium
Coentros frescos (opcional) para polvilhar no final
Cortar o frango em tiras
Colocar num wok 1 colher de sopa de óleo e quando tiver quente colocar as tiras de frango.
Salteá-las durante 5 minutos para as selar. Temperar com um poquinho de sal.
Depois colocar o molho balti e deixar cozinhar emn lume brando durante 15 mn, mexendo de vez em quando.
Como acompanhamento fiz um arroz Basmati e acompanhei também com uma salada de agríões biológicos do meu quintal.
Estes agrioões também são picantes.
Enfim o jantar perfeito
Não imaginam o aroma na minha cozinha.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Enroladinhos de salsicha
Mais uma das coisinhas que fiz na fabulástica Bimby para a festa de anos do meu filho Pi.
A receita já está por aqui no blog pois já os tinha feito no ano passado para a festinha dele.
De todas as formas vou colocar novamente
Estes enroladinhos não podem faltar em festas infantis pois os miudos adoram
Além disso a massa rende bastante deu para uns 50.
A receita é do blog Iguarias de Açucar e Sal http://iguariasdeacucaresal.blogspot.com/2009/03/enroladinhos-de-salsicha.html
Ingredientes:
400g de farinha
1 colh sopa de fermento
1 colh café de sal
100g de manteiga
220g de leite
1 frasco de salsichas grandes (eu usei 3 latas salsicha cocktail)
1 gema para pincelar
Coloque no copo todos os ingredientes excepto as salsichas e misture 30 seg na vel 6, seguidos de 1 min na vel espiga.
Deite a massa sobre uma superfície enfarinhada, estenda-a com a ajuda de um rolo e enrole à volta de cada salsicha.
Corte as salsichas no tamanho desejado e pincele com gema de ovo.
Leve ao forno preaquecido a 180º durante cerca de 15 min.
Eu como fiz antes para a festa do Pi congelei-os cru e só no dia os levei ao forno
Massa esticada
Pi o ajudante
Não resistimos a experimentar logo alguns
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Bola Enrolada
Esta bola é deliciosa :)
A receita é do blog Iguarias de Açucar e Sal, um blog que gosto bastante.
Aqui vai:
Ingredientes
Massa
300g de farinha
20g de fermento de padeiro
1 pitada de sal
100g de água
50g de azeite
Recheio
150g de bacon
150g de queijo
150g de chourição
150g de fiambre
Coloque no copo os liquidos e o sal e programe 2 min a 70º na vel 2.
Junte o fermento de padeiro e misture 5 seg na vel 3.
Adicione a farinha e misture 20 seg na vel 6, seguidos de 2 min na vel espiga.
Deixe levedar 1h.
Estenda a massa em forma de rectângulo e por cima coloque as carnes frias e o queijo.
Enrole e pincele com uma gema batida.
Leve a cozer em forno preaquecido a 200º até dourar.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Gelado de Morango
A foto não é grande coisa mas esta coisa de fazer tudo em casa para uma festa de anos, é um grande stress, nem dá tempo para fazer fotos um pouco mais artisticas
Aqui tinha acabado de ser feito e este gelado é pura e simplesmente divinal.
Muito melhor que os de compra e sem corantes nem conservantes.
Fez o maior sucesso na festa
A receita é do livro base da Bimby.
Ingredientes:
500 gr de morangos congelados (eu comprei mesmo 1 embalagem de morangos congelados pois já passou a época e não são fáceis de encontrar)
150 gr açúcar;
1 lata de leite evaporado previamente congelada em cubos (usei as cubestes de gelo para congelar o leite evaporado)
1 pacote de natas (bem geladas)
2 claras (usei congeladas pois quando não preciso das claras congelo-as)
Deitar o açúcar no copo e pulverizar alguns segundos na vel. 10
Reservar alguns morangos, juntar os restantes ao açúcar e dar alguns golpes de turbo para desfazer os morangos;
Adicionar o leite evaporado em cubinhos, as natas e as duas claras e programar 4 min na vel. 9.
Adicionar os morangos reservados aos cubinhos e mexer bem com a espátula para incorporar. Retirar e servir.
Festa de anos do Pi
Este blog tem estado muito parado mas foi uma semana muito intensa e com muito trabalho.
O meu filho mais velho, o Pi, fez 6 anos na semana passada e tive 2 festas para organizar.
A da escola com 2 bolos (pois os miudos são muitos) e a de casa onde não faltou criançada e adultos.
Ao todo deviamos estar umas 40 pessoas.
Claro está que a Bimby foi o meu braço direito, esquerdo, enfim uma ajudante 5*.
Agora vou colocando as receitas das coisinhas que fiz mas hoje vou deixar uma panorámica geral dos comes da festinha em casa. Desculpem a qualidade das fotos mas foi tudo à pressão.
Tenho que dizer que o bolo de anos, o bolo de gomas e os cupcakes foram feitos pela minha cunhada.
Digam lá se ela não tem mão para a coisa ?
Falta dizer que o meu filho é maluco pela tropa, soldados e afins, de maneira que a temática da festa era um bocado bélica.
Bolo de gomas (tanque de guerra)
Bolo de chocolate com cobertura de massapão
Cupcakes
Bola de carne enrolada
Bola de carne
Enroladinhos de salsicha
Folhadinhos de Queijo e fiambre
croquetes de carne
Pudim de Gelatina de pêssego
Gelado de Morango
Claro que me esqueci de fotografar metade das coisas mas fica uma geral da festa.
Agora durante a semana vou colocando as receitas e visitar os blogs que sigo que ultimamente não tenho tido oporutnidade.
A cozinha voltou a abrir
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Bacalhau à Brás
Adoramos bacalhau à brás lá em casa e volta e meia o Pi lá me pergunta quando faço o bacalhau à brás.
Este fim-de-semana lá saiu mais uma vez.
Como já a publiquei aqui no blog http://donabimby.blogspot.com/2009/10/bacalhau-bras.html desta vez ficam apenas as fotos.
è mesmo bom este prato!!!
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Bolo de Espuma de Chocolate com cobertura e recheio de ganache de Chocolate
O meu filho mais velho, o Pedro (Pi), vai fazer 6 anos na próxima 5º feira e eu tenho andado a fazer pesquisas de bolos para levar para a escolinha.
No ano passado fiz o bolo de cenoura divinal com cobertura de chocolate , este ano como são todos maiorzinhos (finalistas) acho que o de chocolate é apropiado.
Na minha pesquisa, descobri este bolo de espuma de chocolate, num blog que sigo e gosto bastante - Iguarias de Açúcar e Sal
Optei pelo recheio e cobertura de Ganache de chocolate, cuja receita é do mesmo blog.
Este bolo é delicioso e ficou decidido que será o bolo para a escola.
Para a escola em vez de cobrir com granulado de chocolate sou capazx de cobrir antes com o granulado colorido.
Aconselho vivamente este bolo
Ingredientes Bolo
360g de farinha
450g de açúcar
300g de água
3 colh sopa de cacau
1 colh chá de café solúvel
140g de óleo
6 ovos
2 colh chá de fermento
Ingredientes Ganache chocolate:
1 pacote de natas
300g de chocolate de culinária
Bolo
Coloque o açúcar no copo e vaporize uns seg na vel 5-7-9.
Monte a borboleta sobre as lâminas, junte os ovos e programe 6 min na vel 4.
Misture numa caneca o cacau com a água e com o café.
Adicione ao preparado anterior, juntamente com o óleo e programe 15 seg na vel 4.
Junte a farinha e o fermento e programe 7 seg na vel 4.
Coloque numa forma bem untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno preaquecido 180º durante 1 h.
Ganache de Chocolate
Coloque as natas no copo e programe 3 min a 70º na vel 3.
Parta o chocolate, coloque no copo e espere um pouco.
Programe 1 min a 37º na vel 6, seguido de mais 1 min a 37º na vel 4.
Retire e deixe arrefecer.
Para recehar deixar o bolo arrefecer, depois cortá-lo ao meio e rechear com ganache de chocolate também já quase fria, colocar a outra parte do bolo e cobrir com ganache
quarta-feira, 23 de junho de 2010
S. João
Hoje é noite de S. João e a cidade do Porto já está toda engalanada para a festa.
O cheiro a manjerico e as decorações estão por toda a cidade e o espirito já é de festa.
Hoje é dia de Caldo verde, de sardinha assada com salada de pimentos e de febra grelhada.
E VIVA O S. JOÂO
Subscrever:
Mensagens (Atom)


