quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jardineira de Carne















Mais uma receita sem segredos mas que fica super saborosa feita na Bimby.
A receita original é di livro base.

Ingredientes:
400gr de carne

400gr de batata
200gr de cenoura
100gr de ervilhas
1 alho francês (só a parte branca)
100gr de brócolos (não pus)
100gr de vinho branco
10gr de molho de soja (não pus)
300gr de água (só pus 200gr.)
sal q.b.


P/refogado;
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
50gr de azeite
5 pés de salsa
2 caldos de legumes (só pus 1)
100gr de bacon em cubinhos (pus metade bacon metade chouriço)


Coloque a cebola, o alho, a salsa e a cenoura no copo e pique 6 seg., Vel. 5. Junte o azeite e o bacon e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel.1. Triture 15 Seg., Vel. 7 para homogeneizar.
Junte a carne cortada em cubos pequenos, os caldos, o vinho branco, o molho de soja e programe 20 Min., Temp. 100º, Vel. Colher Inversa.
Adicione a batata e a cenoura cortada em cubos pequenos, o alho francês em rodelas grossas, as ervilhas, os brócolos, e a água (que pode não colocar toda de uma vez e ir vendo se precisa ou não de líquido), programe 15 Min., Temp. 100º, Vel. Colher Inversa. Quando terminar o tempo, verifique se os legumes estão cozidos. Se assim não for, programe mais alguns minutos à mesma temperatura e velocidade.



Nota: É importante haver líquido dentro do copo para que a batata não se desmanche. Deverá utilizar batata para fritar e nunca batata para cozer. Se utilizar produtos congelados poderá precisar de mais tempo de cozedura.

200 gr. de água são suficientes
Eu tive que programar mais 10 mn para que os legumes ficassem cozidos




 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bife de Frango à Parmigiana















Este blog tem andado parado e também não tenho visitado os blogs fantásticos que sigo.
Entre o trabalho que tem sido bastante, as minhas idas ao ginásio,os miudos, o tempo é pouco.
Também não tenho feito nada de especial na Bimby pois agora ando virada para comidas lights.
Noutro dia fiz estes bifes de frango que ficaram muito bons.
O molho é um bocado forte e acho que se cortar a cenoura não se perde nada.
Mas o resultado foi francamente bom.
A receita é do Forumbimby http://www.forumbimby.com/receita.php?recid=4662&catid=1

Ingredientes:
3/4 chávena pão ralado
3/4 chávena queijo parmesão ralado
4 peitos de frango sem pele, abertos horizontalmente
1 ovo grande, ligeiramente batido
4 fatias queijo mozzarella, de preferência fresco
1 pacote polpa de tomate
1 cebola
1 dente alho
1 cenoura ou 1 c. chá açúcar
50 gr. azeite + 2 c. sopa
Sal e pimenta q.b.

Junte o pão ralado ao queijo parmesão numa taça. Tempere o frango com sal e pimenta. Mergulhe o frango no ovo batido e depois na mistura do pão ralado. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira antiaderente grande e cozinhe o frango até dourarem, 1 a 2 minutos de cada lado.

Faça o molho de tomate, colocando no copo da Bimby 50 gr. de azeite, a cebola, o alho e a cenoura. Triture durante 10 seg., vel.5. Limpe as paredes do copo e programe 3 min., temp. 100°, vel.2. Adicione o tomate, tempere de sal e pimenta e programe 7 min., temp. 100°, vel.1.
Coloque o molho numa travessa e, com a ajuda de uma espátula, transfira os peitos de frango para a travessa, colocando-os em cima do molho. Cubra cada peito com uma fatia de queijo mozzarella e leve a dourar no forno com grill, até o queijo derreter e ficar ligeiramente tostado.
Sirva imediatamente.



















segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Creme de Marisco















Este creme de marisco é delicioso, dos melhores que já comi.
A receita fui buscá-la ao forum bimby4all e foi colocada pela Susaninha
http://bimby4all.livreforum.com/sopas-f7/creme-de-camarao-t2698.htm

Ingredientes:
40 gramas de Farinha

350 gramas de Camarão
800 gramas de água
1 cebola media
2 tomates grandes
25 gramas de azeite
Sal e Pimenta q. b.
Pimenta (a gosto)
Piri-Piri (facultativo)
50 gramas de Vinho Branco
Croutons

Torrar levemente a farinha numa frigideira antiaderente em lume baixo, mexendo muitas vezes
Descascar os camarões
Preparar o fumet, colocar no Copo as Cascas e Cabeças dos Camarões + Agua, programar 8 min/100º/Vel3
Após o tempo decorrido - verter o fumet pelo cestinho e reservar a água de cozedura
Colocar no Copo a Cebola e tomate e programar 8 seg /Vel 5
Adicionar o azeite e programar 10min / 100º / Vel2
Juntar a Farinha Torrada e programar 3 min/100º/Vel 2
Adicionar o sal, a pimenta, o piri-piri, o Vinho e o fumet reservado e programar 20 min / 100º / Vel1
Quando terminar triturar durante 1 minuto á Vel 7
Finalmente colocar os camarões partidos, e programar 1 minuto / 100º / Velocidade Colher inversa (eu não coloquei no copo apenas no prato)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coelho Guisado















Confesso que não sou fã de coelho.
Desde pequenina sempre me recusei a comer coelho, mas desde que sou mãe e que o coelho faz parte da dieta alimentar dos meus filhos, volta e meia lá faço.
Descobri esta receita no blog a Cozinha da Elsa e gostámos.
De todas as formas para mim a melhor maneira de o comer é à caçador

Ingredientes:
1 coelho cortado em pedaços pequenos

2 cebolas
2 dentes de alho
50 grs de azeite
2 folhas de louro
100 grs de polpa de tomate
2 c. de sopa de colorau ou pimentão doce
1 copo de vinho tinto ou branco (eu prefiro tinto no coelho)
sal q.b.

No copo da Bimby deite as cebolas e os alhos e pique uns segundos na velocidade 6. Baixe os resíduos das paredes do copo, adicione a polpa de tomate, o louro, o azeite e programe 6 minutos, 100º, velocidade Colher.
Terminando, coloque o coelho, o colorau, o sal e o vinho e programe 30 minutos, temperatura 100º, na velocidade Colher Inversa.
No fim do tempo verifique se o coelho já está tenro. Se não estiver ainda, programe mais 10 minutos á mesma temperatura e velocidade.

Eu acompanhei também com fatias de pão torrado regado com o molho do coelho por cima


























quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gelado de Banana















Fácil, rápido e delicioso.
Este gelado foi uma surperesa muito agradável.
A receita é da Susana 81 e foi publicada no site bimby4all

Ingredientes:
1 banana (eu coloquei 2)

De vêspera cortar 2 bananas às rodelas e congelá-las
No dia a seguir meter as rodelas de banana no copo e ir lentamente até à vel.10 durante uns 20 sg.
Et voilá .....




























segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bacalhau na Brasa















  Este prato não tem nada que saber mas às vezes as coisas mais simples são as mais saborosas.
Desta vez resolvi fazer o molho de azeite fervido mas continuo a preferir a versão original - cebola e azeite cru.
Para mim este prato é sinónimo de verão.


Ingredientes:
Uma posta de bacalhau por pessoa
Batatas (rodelas grossas)
Cebola crua (rodelas)
Alho cruo (laminado)
Azeitonas pretas
Ovos cozidos (rodelas)
Azeite
Sal e pimenta

Assa-se o bacalhau na brasa, até a pele ficar tostadinha, mas sem que fique muito seco
Deixa-se arrefecer e desfia-se grosseiramente, retirando as espinhas
Entretanto à parte coze-se as batatas com os ovos.
Numa travessa alta, vai-se colocando por camadas o bacalhau, batatas, ovo, cebola, alho, e pimenta q.b
Por último rega-se generosamente com azeite e enfeita-se com as azeitonas

Desta vez fi molho fervido mas continuo a preferir a versão cru.
Coloquei 1 cebola às redolas e 50 gr de azeite e programei 5mn/Temp.100/Vel.1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Peitos de frango na Varoma com legumes estufados















À procura de pratos poucos calóricos pois estou a precisar de perder umas gordurinhas vou-me dedicar mais à varoma.
Assim sendo saiu este pratinho bem saboroso.

Ingredientes:
2 peitos de frango
sal e pimenta
sumo de lima ou limão
1 cebola partida às meias luas
1 alho francês partido às rodelas
1/2 courgette partida em meias luas
Tomate aos pedaços q.b
1 copo de água
1 caldo knorr de legumes (e lá se vai o esforço de comida pouco calórica)

Temperar os peitos de frango com sal, pimenta e sumo de lima e colocá-los na varoma.
No copo colocar os restantes ingredientes e programar 25mn/Temp. varoma/Vel.1

A minha ideia era usar como acompanhamento arroz basmati mas como não tinha acompanhei com massa farfalle.
Adorámos o resultado mas eu adoro legumes estufados.



















quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Doce de Amora e Pêssego















No regresso das férias trouxe quilos de amoras comigo e claro que decidi fazer doce com elas.
No ano passado fiz na Bimby e já não tinha mais na arca, pois este doce é muito bom e desapareceu num instante, assim sendo já tenho remessa para os próximos tempos, sendo que ainda ficaram muitas amoras congeladas.
a receita já circula aqui mas vou voltar a colocar e aconselho vivamente acrescentarem o pêssego pois fica mesmo delicioso.

Ingredientes:

600gr de amoras
2 pessegos bem doce
600gr de açucar (Parece muito mas não é pois as amoras são um bocado ácidas)
1 limão todo descascado e descaroçado (eu não pus )

Colocar as amoras, o pêssego e o açucar e programar, 10 seg vel 5 para triturar tudo.
Depois programar 25 min, temp. 100, Vel 1.
Como ainda estava muito liquido programei mais 10 mn, Temp. Varoma, Vel.1 mas sem o copinho e com o cesto a tapar.

A receita original é do forumbimby mas as quantidades são diferentes.

Para os guardar:
Costumo encher os frascos com o doce quente, feche-os e viro-os ao contrário para criar vácuo.

Depois de frio, fico com alguns frascos de fora para provar e oferecer e congelo os restantes, assim tenho o doce para o ano todo


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fettucine à Alfredo















Esta receita é do novo livro Itália- Receitas Bimby que infelizmente ainda não tenho.
Aliás se alguma alma caridosa tiver o livro em PDF e o quiser partilhar agradeço.
Esta receita está para download no site da Vorwerk.
Adorámos lá em casa esta massa, é muito saborosa.

Ingredientes:

400 g massa fettuccine ou tagliatelle
20 g manteiga
1 dente de alho
150 g bacon cortado em cubos
200 g natas
Sal, pimenta e noz-moscada
200 g ervilhas cozidas ou congeladas
Salsa q.b.
Queijo Parmesão ralado q.b.

Para cozer a massa coloque no copo 1500 g de água, um fio de azeite, o sal e programe 10 min/Varoma/vel 1.
Junte a massa e programe o tempo indicado na embalagem/100ºC/ /vel colher inversa, sem o copo de medida. Escorra, deite um pouco de azeite, envolva e reserve.
Coloque no copo a manteiga, o alho e pique 5 seg/vel 5.
Adicione o bacon e programe 5 min/Varoma/ /vel .colher inversa
Incorpore as natas, os temperos e programe 3 min/90ºC/ /vel .colher inversa
Junte as ervilhas e programe 3 min/90ºC/ /vel .colher inversa
Envolva a massa com o molho e polvilhe com salsa e queijo Parmesão.

Dica: Se usar ervilhas congeladas, primeiro coloque-as em água a ferver poruns minutos.
Nota: Este é um prato típico romano. A massa fettuccine é uma massa tipo fita mas mais fina do que a tagliatelle.



















terça-feira, 17 de agosto de 2010

Creme de tomate e coentros















Este Creme de Tomate e Coentros é divinal!!!!
Sempre que o faço toda a gente adora e tanto se come bem quente como frio.
Para quem quiser fazer deste creme uma refeição completa experimentar colocar no fim ovo cozido partido aos bocadinhos.
Se não houver coentros pode-se fazer com salsa mas os coentros ficam melhor.

Ingredientes:

1 cebola grande, descascadas e em quartos
3 dentes de alho, descascados
2 colheres de sopa de azeite
1 batata média, descascada e aos pedaços
5 ou 6 tomates médios maduros
1 copo de água+1 caldo knorr de galinha ou 1 copo de caldo de galinha caseiro
1 colher de sopa de açúcar
sal a gosto
1 molho pequenino de coentros (assim umas 3 colheres de sopa de coentros)

Deitar o azeite no copo, juntar a cebola e alho e programar 5-10 seg, vel 5, para picar.
Programar 10 min., temp. varoma, vel 1.
Entretanto, descascar e cortar a batata e escaldar e descascar o tomate. (1 ou 2 minutos em água a ferver bastam para a pele sair inteira). Cortar o tomate aos cubos ou pedaços grandes.
Deitar a batata, o tomate, a água+caldo knorr ou o caldo e o açúcar e programar 20 min., temp. 100º, vel.1. O tomate vai largar muita água, mas se ficar muito espesso, pode-se sempre acrescentar mais água no final.
No final, programar 1-2 min. vel. 7 para ficar um creme suave.
Juntar os coentros e triturar até estarem em pedaços pequenos ou juntar já picados.

Variantes:

* se não se conseguirem tomates frescos maduros, também fica bem com uma ou duas cenouras e um pacote de puré de tomate ou tomate em conserva, mas vai ser preciso acrescentar mais água.

* para uma refeição completa, juntar um ovo escalfado ou cozido a cada sopa e servir com pão de alho (mmmmm.....)

* também fica muito bem com natas, que se devem acrescentar só no fim.



Eu coloquei por cima uns croutons de azeite e alho (marca Pingo Doce)



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...