sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Azeite aromatizado com alecrim





Ainda a pensar nas sugestões de ofertas de Natal, deixo ficar aqui mais um DYI, super fácil de se fazer.
O azeite fica super aromatizado e é óptimo para temperar saladas, por exemplo


































Ingredientes
2 ou 3 ramos de alecrim
azeite virgem extra
pimentas rosas q.b em grão


Cortar de véspera os ramos de alecrim, lavá-los e e secá-los muito bem. Deixar no balcão da cozinha até ao dia a seguir, para que sequem um pouco. A ideia é não irem nem com um bocadinho de água pois pode estragar o azeite.
Usar uma garrafa esterilizada e colocar dentro, alguns ramos de alecrim, alguns grão de pimentas rosas. Encher com o azeite. Deixar num local escuro durante 2 semanas.
Depois de aberto deve ser consumido em 3 meses (se for  ervas secas o prazo de validade é maior)






quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cupcakes de Natal e participação no passatempo da Sidul

























Estes cupcakes fizeram o maior sucesso numa venda de Natal, na escola dos meus filhos.
As meninas principalmente, ficaram fãs das pérolas comestíveis. 
Aproveito também, para participar no passatempo da Sidul, "Passatempo Doces Momentos", que tão gentilmente me enviaram alguns produtos.
A receita dos cupcakes brancos é adaptada de uma receita da Nigella Lawson, "Christmas cupcakes".
Aqui fica a versão bimby








































Ingredientes p/ os Cupcakes:
115 gr. de manteiga amolecida
1/2 chávena mais 1 colher de sopa de açúcar
3/4 de chávena de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de essência de baunilha
2-3 colheres de sopa de leite

Retire todos os ingredientes do frigorífico e deixe-os ficar à temperatura ambiente . Coloque as forminhas de papel, dentro dos buracos das formas dos muffins.
Coloque todos os ingredientes, excepto o leite, dentro do copo da bimby e programe 3mn/Vel.3.
De seguida e com a bimby na vel.3, vá adicionando o leite através do buraco da tampa, 1 colher de sopa de cada vez.
Divida a mistura pelas formas e leve ao forno, pré-aquecido a 180 Cº, durante 15-20mn.
Deixe arrefecer um pouco na forma e depois coloque os queques sobre uma grelha para que acabe de arrefecer.
Prepare o glacé



Ingredientes para a cobertura (glacê)
22o gr. açúcar ou 1 embalagem de açúcar em pó da Sidul
1 c. sopa de amido de milho (maizena)
1 clara de ovo
1 c. chá sumo de limão

Com o copo limpe pulverize o açúcar 15 seg./Vel.9.
Adicione o resto dos ingredientes e programe 10 seg./Vel.6.
Barre o topo dos cupcakes com o glacé e coloque as pérolas, antes que o glacé seque.

Quem quiser pode acrescentar corante ao glacé , eu fiz alguns assim





















sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Passatempo Sustenta


Temos um passatempo a decorrer na página do facebook.
Passem por lá





Baileys




Continuo no DYI e desta vez deixo ficar a sugestão do baileys caseiro.
Garanto que o sabor é igualzinho ao de compra!!!
Aqui fica a receita para quem ainda não conhece e só demora 20 segundos a ficar pronto




































Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de whisky, de boa qualidade
1 colher de chá de café instantâneo
1 colher de chá de chocolate em pó


Coloque todos os ingredientes no copo e programe 20 seg., Vel. 3.























quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Uma prenda para uma mini cozinheira

















Mais uma sugestão DYI para as prendas de Natal.
Para as mini cozinheiras, esta prenda, é super querida !!!!
Um kit para fazer cupcakes ,dentro de uma caixinha linda, com os ingredientes secos necessários, forminhas e pepitas de chocolate , para a decoração.
Depois, é só seguir a receita e saem uns cupcakes deliciosos.
A caixa, o frasco, a colher de pau, podemos sempre voltar a usar !!!!
Fica aqui a sugestão e para quem não tiver paciência ou oportunidade para fazer, mas até gostava de dar a alguém, eu aceito encomendas.

Material necessário:
Caixa
etiqueta para a receita 
forminhas de papel
mini colher de pau
frasco para colocar os ingredientes


Escolha a receita que vai fazer.
Coloque os ingredientes secos necessários e quais os ingredientes a acrescentar(como ovos, manteiga,etc),alternando para ter um efeito mais bonito ,dentro do frasco, compactando bem cada ingrediente.
Fazer uma etiqueta com os ingredientes e a preparação. Colocar com uma fita na boca do frasco.





segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ferrero Rocher
























Esta receita não é nova no blog mas volto a colocar, pois são tão bons !!!! que vale mesmo a pena fazer.
Aqui fica de novo a receita com as fotos dos últimos que fiz.
Garanto que o sabor se aproxima mesmo dos genuínos.



















































Ingredientes:
100 gr. de avelãs tostadas
1 pacote de bolachas wafer com creme de avelã (usei com creme de chocolate)
200 gr. de Nutella (usei caseira, depois coloco a receita)
150 gr. chocolate preto de boa qualidade
4 1/2 colhers de sopa de óleo (uso girassol)

Começar por torrar as avelãs no forno durante cerca de 10-12 mn. Depois esfregá-las com uma toalha para que soltem a pele.
Colocar no copo da bimby, as bolachas e as avelãs e programar cerca de10 seg. /vel.5. 
Acrescentar a Nutella e envolver alguns seg. na Vel.3. Retirar do copo e levar ao frigorifico, pelo menos uma meia hora. Fazer as bolinhas e colocar mais um pouco no frigorifico para que fiquem mais duras.
Colocar o chocolate no copo e carregar no botão turbo algumas vezes até desfazer o chocolate.
Adicionar o óleo e programar 5mn/Temp.50Cº/Vel.2
Mergulhar as bolas no chocolate derretido, usando por exemplo 2 garfos, e colocar sobre papel vegetal.
Se quiserem ainda mais crocante e com textura, passar as trufas depois de banhadas em chocolate, por um prato com avelãs picadas.
Depois levar de novo ao frigorifico.





































sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nutella


Já tinha um post com esta receita aqui no blog mas resolvi fazer novamente, pois além de ficar deliciosa e de se poder fazer inúmeras coisas com Nutella, é também uma saborosa oferta, agora que se aproxima o Natal.
Eu aos poucos, vou fazendo os meus cabazes de Natal.





































Ingredientes:
90 gr. de avelãs torradas
100 g de Chocolate escuro
100 g de Chocolate de leite
90 g de óleo vegetal
150 g de açúcar
200 g de leite


Começar por torrar as avelãs no forno e retirar a pele.
Coloque  no copo o açúcar e as avelãs e programe 2 Min. /velocidade Turbo (eu dei uns 3 toques no turbo mas depois usei antes a vel. 10)
Coloque os chocolates e programe 30 Segundos/ velocidade 5.
Adicione o leite e o óleo e programe 5 Min/Temp. 50 ° C/ velocidade 4.
No final programe 1 min. / velocidade Turbo (eu usei antes a vel.10)

Colocar num frasco esterlizado e conservar no frigorifico. 


















Esta nutella fica um pouco mais dura do que a original, pelo que pode levar uns segs. ao microondas. antes de usar, ou deixar um pouco á temperatura ambiente.



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Limoncello










Limoncello,!!! adoro o nome e é uma bebida super agradável.
Super fácil de fazer, leva apenas 2 ingredientes, Vodka e limão.
Cá em casa, tenho sempre uma garrafinha no frigorífico, pois sabe bem, super fresquinho.
É também uma excelente sugestão, para uma prenda de Natal.
Depois, é só ir ao Pinterest, onde encontram milhares de etiquetas, para personalizar a vossa garrafa. 

Apesar de ser muito simples, o processo é demorado pelo que convém fazer com alguma antecedência







































Ingredientes:
10 limões
750 ml. de vodka (convém ser de boa qualidade)
3 ½ chávenas de água
2 ½ chávenas de açúcar

























Lavar bem os limões e retirar a pele.
Remover as partes brancas (com 1 colher de café) porque amargam a vodka
Colocar as cascas num frasco grande  e cobre-se com a vodka. Tapar ou cobrir com papel aderente.
Colocar o frasco, num sitio escuro à temperatura ambiente e deixe repousar 4 dias.






Após os 4 dias, leve a água e o açúcar ao lume e mexa até o açúcar se dissolver. Demora cerca de 4 a 5mn.
Deixe o xarope arrefecer completamente. 

Uma vez arrefecido, coloque a mistura no vodka, volte a tapar e deixe à temperatura ambiente, durante a noite.
Remova as cascas dos limões, usando 1 coador e coloque o limoncello numa garrafa.
Leve ao frigorifico até ficar fresco.


Tchimm-Tchimmm!!!!
























































quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mini Panetones






Esta receita vem no livro "Boas Festas com a Bimby" , que ganhei no ano passado num passatempo.
Eu já tenho aqui no blog 2 receitas de panetones mas resolvi experimentar esta, pois acho super engraçado, fazer umas versões mais pequenas para oferecer.
As latas que usei são as latas dos feijões ou de cogumelos.
A receita diz que dá para 8 latas pequenas mas eu só consegui fazer 3 (2 latas pequenas e 1 lata maior)
Aqui está mais uma receita Natalicia



Ingredientes:
200 gr. leite, mais q.b para pincelar
2 ovos
1 gema de ovo
1/2 vagem de baunilha (só as sementes(
20 gr. fermento de padeiro
500 gr. farinha tipo 55
100 gr. açúcar
1/2 colher chá de sal
60 gr. alperces secos, cortados em cubos
80 gr. passas de uvas
50 gr. cerejas cristalizadas
50 gr. fruta cristalizada, cortada em cubos
200 gr. manteiga à temperatura ambiente

Coloque no copo, o leite, os ovos, a gema ,as sementes de baunilha e o fermento e aqueça 1mn/Temp.37Cº/Vel.2
Adicione a farinha, o açúcar e o sal e amasse 1mn30 /Vel.Espiga. Deixe repousar a massa dentro do copo  até que esta levante o copo medida.
Depois da massa levedar, pressione a massa com a ajuda da espátula, adicione os alperces, as passas, as cerejas, a fruta cristalizada e a manteiga e amasse 2mn/Vel.Espiga.
Forre o interior das latas com uma tira de papel vegetal, de forma a que o papel ultrapasse o rebordo da forma cerca de 2cm.
Encha com a massa até meio. Deixe levedar até dobrar de volume, cerca de 30mn.
Pré-aqueça o forno a 180Cº
Pincele os panetones com leite e leve ao forno a 180 Cº cerca de 20-25mn.



















terça-feira, 26 de novembro de 2013

Rabanadas ao Vapor





Entramos em modo Natal aqui no blog
Garanto que estas são as melhores rabanadas do mundo !!!!
São feitas na varoma, a vapor e depois vão uns minutinhos ao forno.
São bem mais saudáveis dos que as tradicionais e sabem ainda melhor.
A receita não é nova no blog mas volto a colocar, pois agora com a louça da Bordallo Pinheiro, ficam bem mais bonitas.





























Ingredientes:

1000 g leite
150 g açucar
1 Casca limão
1 pau canela
1 pão , branco de véspera cortado em fatias de 2 cm
2 ovos (eu tive que usar mais 2) 
manteiga , p/ untar
750 g água
8 c. sopa açucar
3 c. sopa canela 

Ingredientes para a Calda:
300 gr. água
200 gr. Vinho do Porto 
300 gr. açucar
1 pau de canela
casca de limão 



Preparação das rabanadas:
Coloque no copo o leite, o açúcar, a casca do limão e o pau de canela e programe 12 min /100º /vel colh inversa.
Entretanto, corte o cacete em fatias. O cacete tem que ser da vêspera
Terminado o tempo, retire o leite para uma taça e deixe arrefecer até ficar morno. Coloque as fatias de pão dentro da taça, de forma a ficarem cobertas e deixe-as de molho.
Coloque os ovos no copo e bata 10 seg na vel 5. 

Deite numa taça e reserve. 
Unte com margarina quadrados de película aderente suficientemente grandes para embrulhar cada fatia de pão.
Passe cada fatia de pão pelo ovo batido, envolva bem e coloque-a na Varoma. Repita o processo até todas as fatias estarem embrulhadas
Depois coloque-as no recipiente varoma + tabuleiro varoma, coloque no copo a água, a Varoma e programe 25 min/Varoma/vel 1. 

Pré aqueça o forno a 250º. 

Misture o açúcar com a canela e reserve.

Retire a Varoma, abra cuidadosamente os embrulhos e envolva as fatias de pão na mistura de açúcar e canela.
Coloque então as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 3 minutos. 

Depois coloque-as numa travessa e regue com a cauda 

Preparação da Calda:
Coloque todos os ingredientes da calda num fervedor e leve ao lume.
Mexa até dissolver o açúcar e deixe levantar fervura .





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...