A cozinha é o coração da minha casa e adoro cozinhar para a minha família e amigos. Aqui partilho receitas, dicas e vídeos com a ajuda da bimby.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
Brioche com recheio de maçã
Adoro brioches e este com recheio de maçã ficou mesmo bom!!!
E depois é um bolo que fica tão bonito, adoro!
A receita vem no livro Dicas e Truques de Bimby .
Ingredientes p/ o recheio:
250 gr. maçã com casca
100 gr. açúcar amarelo
1 c. sopa de sumo de limão
1 pau de canela
(da próxima vez vou colocar mais maçã para ter ainda mais recheio)
Ingredientes p/ a massa:
250 gr. leite
120 gr. manteiga
20 gr. fermento padeiro fresco
2 ovos
500 gr. farinha tipo 65 mais q.b p/ polvilhar
1 c. chá de sal
Ingredientes para a calda:
400 gr. água
140 gr. açúcar
canela em pó p /polvilhar
Preparação da massa e do recheio:
Coloque no copo a maçã e o açúcar e pique 4seg./vel.5
Adicione o sumo de limão e o pau de canela e programe 15mns/Temp.100Cº/Vel.1
Retire o pau de canela e pique 10 seg./Vel.7
Retire e deixe arrefecer
Coloque no copo o leite, a manteiga e o fermento e aqueça 2mns/Temp.37Cº/Vel.1
Adicione os ovos, a farinha e o sal e amasse 3mns/Vel.Espiga
Retire para um recipiente polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 40mn ou até que dobre de volume
Preparação do Brioche:
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma amovível com aprox. 22 cm de diâmetro. Reserve.
Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa em forma de retângulo com aprox. 40x30 cm. Distribua o recheio de maçã e enrole tipo torta. Corte 7 fatias com aprox. 5 cm de largura.
Coloque os rolos com o corte virado para cima na forma e deixe levedar cerca de 20mns.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 Cº cerca de 35-40mns.
Preparação da calda:
Coloque no copo a água e o açúcar e programe 2mns/Temp.Varoma/Vel.1
Regue o bolo com a calda ainda quente e polvilhe com canela em pó.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Pãezinhos Fofos
Num dos passatempos feitos pela bimby, ganhei o livro Truques e Dicas e esta receita é de lá.
Eu já tenho aqui no blog a receita de uns pães de leite fantásticos http://donabimby.blogspot.pt/2012/09/paezinhos-de-leite.html mas devo dizer que adorei esta receita dos pãezinhos fofos.
Ficaram alto, fofos, super saborosos e no dia a seguir continuavam fantásticos.
Em alguns coloquei pepitas de chocolate :)
Fica aqui a receita para quem quiser experimentar
Ingredientes:
150 gr. de leite mais q.b p/ pincelar
100 gr. natas
50 gr. açúcar
25 gr. fermento padeiro fresco
400 gr. farinha tipo 65
100 gr. farinha tipo 55
1 c. chá de sal
2 ovos
Pode substituir 25 gr. do fermento fresco por aprox. 7 gr. de fermento de padeiro seco
Se utilizar farinha tipo 55 adicione mais 20 gr. de farinha
Eu usei apenas farinha tipo 55
Coloque no copo o leite, as natas, o açúcar e o fermento e programe 2mns/Temp.37º/Vel.2.
Adicione as farinhas, o sal e os ovos e amasse 3mns/Vel.Espiga.
Retire para 1 recipiente ou tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 40mns ou até massa dobrar de volume.
Numa superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes , molde pequenas bolas, coloque num tabuleiro com aprox. 30x30 cm forrado com papel vegetal e pincele com leite.
Deixe levedar cerca de 30mns.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 Cº cerca de 15mns.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Em alguns pãezinhos coloquei no meio e no exterior pepitas de chocolate.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Iogurte de Bolacha Maria, Laranja e Banana
Mais uns iogurtes caseiros desta vez de bolacha Maria, laranja e banana.
Ficam óptimos.
Ingredientes
80 gr. Bolacha Maria
80 gr. Bolacha Maria
200 gr. banana
sumo de 1/2 laranja
80 gr. açucar
1000 gr. leite
50 gr. leite em pó
1 iogurte natural
Colocar no copo a bolacha e pulverizar 10 seg/vel.9. Retirar e rersevar.
Colocar no copo a banana, o sumo da laranja, o açucar e triturar 5 seg/Vel5
A seguir programar 8mn/varoma/vel.1
Retirar o copo da base para que este arrefeça
É importante deixar arrefecer a fruta antes de passar ao passo seguinte.
Juntar 500 gr. leite, o leite em pó e a bolacha reservada e bater 1 mn/Vel.7
Adicionar o leite restante, o iogurte, e programar 4 mn/50º/vel4
De seguida, colocar nos copinhos e levar à iogurteira ou colocar num recipiente e abafar com uma manta polar cerca de 10 horas.
Eu acabo por fazer os 2 processo pois sobra-me sempre iogurte, depois de ter enchido os copos todos da iogurteira.
Como normalmente a consistência não fica igual, a seguir coloco umas horas na iogurteira.
Por vezes pode parecer que o iogurte não está bem ligado mas se mexer com 1 colher fica perfeito.
De seguida levar umas horas ao frigorífico
sábado, 15 de fevereiro de 2014
Cheesecake de Morangos
Esta foi a sobremesa escolhida para celebrarmos o Dia dos Namorados !!!
Este cheesecake de morangos é fácil de se fazer, mas convém ser feito de véspera, e é simplesmente delicioso.
A receita encontram aqui http://donabimby.blogspot.pt/2012/08/cheesecake-de-morango.html
ainda sem a cobertura
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Pão de Cereais - Versão Video
Pão com cereais
Aqui está em video, a receita de um pão delicioso !!!
Este pão é feito com o soro do queijo fresco.
Querem ver como é fácil fazer pão em casa ?
https://www.youtube.com/watch?v=x9wHqakM7C4
Iogurte grego com puré de maçã
Gosto muito de fazer iogurtes na bimby mas os iogurtes gregos é muito raro fazer.
Como precisam de mais umas horas para ficarem prontos,têm ainda de ficar a coar, opto sempre por comprar no supermercado.
Tem também a desvantagem de não render tanto como os outros iogurtes, tinha 8 copos de iogurte no inicio fiquei com 3 copos e meio, no final do processo.
Com isto não quero desencorajar ninguém, ficam fantásticos, bem cremosos, tais como os de compra, eu gosto muito.
Ficam também mais económicos se fizermos em casa.
Costumo fazer com puré de morangos mas como ainda não estamos na época usei puré de maçã e ficou excelente.
Fica aqui a receita
Ingredientes puré de maçã
6 maçãs (usei golden)
1 colher sopa de canela em pó
2 a 3 colheres de sopa de açúcar amarelo
Colocar no copo da bimby a maçã partida aos pedaços, a canela e o açúcar.
Programar 15mns/temp.100Cº/Vel.1
No final do tempo programar 1mn /Vel. 5-7
Retirar e reservar
Nota: O puré de maçã deve estar frio na altura em que os colocar nos copos dos iogurtes.
Ingredientes para o Iogurte Grego
1000 gr. de leite gordo (usei meio gordo)
120 gr. iogurte natural
1 colher sopa açúcar
40 gr. de leite em pó
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 5mns/Temp.50Cº/Vel.3.
Eu como tenho iogurteira, de seguida verto o liquido pelos copinhos e coloco na iogurteira cerca de 10 horas.
Quem não usar iogurteira, coloca num recipiente e abafa bem com uma manta durante 13 horas. Pode deixar dentro do forno desligado ( e até o pode ligar durante um bocado antes e assim quando colocar i recipiente, o forno está ligeiramente aquecido.
No final do tempo, eu coloco umas gases de algodão, em cima da varoma e esta, em cima do copo da bimby.
Deito o iogurte por cima das gases sobrepostas e deixe-o ficar cerca de 2 a 3 horas. Ele vai libertando o soro, que fica no copo da bimby, e com isso tornar-se mais cremoso.
Quanto mais tempo estiver a escorrer mais cremoso fica.
Para aumentar a cremosidade aos ingredientes pode-se acrescentar 1 pacote de natas
Finalmente coloco um pouco de puré de maçã frio, no fundo dos copos e por cima o iogurte.
Levo umas horas ao frigorífico e estão prontos.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Sugestão Menu Dia dos Namorados
Eu adoro comida indiana, adoro mesmo, os sabores, as cores , o meu palato delicia-se com os sabores fortes e picantes.
Jà tenho aqui publicado no blog mas posto novamente e aqui fica como sugestão para o jantar do Dia dos Namorados
As receitas encontram aqui neste link
http://
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Queijo Fresco - Versão video
Quem já fez queijo fresco na bimby ?
É fácil e rápido e fica óptimo.
Aqui fica a versão em video
domingo, 9 de fevereiro de 2014
Sugestões docinhas para o Dia dos Namorados
Um doce para o meu Amor
Aqui ficam algumas sugestões bem docinhas para o dia dos namorados !!!
Cheesecake estilo New Yorkhttp://donabimby.blogspot.pt/2013/05/cheesecake-estilo-nova-york-com.html
panacota com molho de amorashttp://donabimby.blogspot.pt/2012/01/panna-cotta-com-molho-de-amoras.html
Creme de morangoshttp://donabimby.blogspot.pt/2012/04/creme-de-morango.html
Rolo dos apaixonados http://donabimby.blogspot.pt/2013/02/rolo-dos-apaixonados.html
panacota de baunilha com coulis de morangohttp://donabimby.blogspot.pt/2012/03/panacota-panna-cotta-de-baunilha-com.html
cupcakes de chocolate 1,2,3http://donabimby.blogspot.pt/2012/05/cupcakes-de-chocolate-123.html
Affogato http://donabimby.blogspot.pt/2013/07/affogato.html
profiteroles http://donabimby.blogspot.pt/2013/10/eclairs-e-profiteroles.html
cheesecake de morangohttp://donabimby.blogspot.pt/2012/08/cheesecake-de-morango.html
Aqui ficam algumas sugestões bem docinhas para o dia dos namorados !!!
Cheesecake estilo New Yorkhttp://donabimby.blogspot.pt/2013/05/cheesecake-estilo-nova-york-com.html
panacota com molho de amorashttp://donabimby.blogspot.pt/2012/01/panna-cotta-com-molho-de-amoras.html
Creme de morangoshttp://donabimby.blogspot.pt/2012/04/creme-de-morango.html
Rolo dos apaixonados http://donabimby.blogspot.pt/2013/02/rolo-dos-apaixonados.html
panacota de baunilha com coulis de morangohttp://donabimby.blogspot.pt/2012/03/panacota-panna-cotta-de-baunilha-com.html
cupcakes de chocolate 1,2,3http://donabimby.blogspot.pt/2012/05/cupcakes-de-chocolate-123.html
Affogato http://donabimby.blogspot.pt/2013/07/affogato.html
profiteroles http://donabimby.blogspot.pt/2013/10/eclairs-e-profiteroles.html
cheesecake de morangohttp://donabimby.blogspot.pt/2012/08/cheesecake-de-morango.html
sábado, 8 de fevereiro de 2014
Brownies de chocolate + cappucinno = lanche perfeito
Uma tarde fria e cinzenta foi o mote para este lanche perfeito !!!
A receita dos brownies encontram aqui http://donabimby.blogspot.pt/2012/12/brownies-de-chocolate-simples-by-nigella.html
A receita do cappucinno aqui http://donabimby.blogspot.pt/2013/12/cappuccino.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)
































