segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tarte Tatin de Alperces





















Desde que a Zon passou a ter o canal 24 kitchen Portugal, que eu sou uma mulher muito feliz!!!
Sempre que posso, o que não é fácil, pois os miúdos só querem ver os canais infantis, lá vejo um ou outro programa, ou então gravo e depois de eles se deitarem aproveito para ver.
Noutro dia vi esta tarte a ser feita, no programa dos Hairy bikers e tive que experimentar.
È muito boa, embora um pouco ácida, mas se acompanharem com uma bola de gelado, eu acompanhei com gelado de nata, ai fica o casamento perfeito.
È claro que podem usar outras frutas e é mais uma daquelas sobremesas rápidas e fáceis :)











Ingredientes:
1 base massa folhada fresca
75g de açúcar refinado
40g de manteiga sem sal, em cubos
cerca de 7 ou 8 damascos frescos partidos ao meio e sem caroço
creme fraiche ou gelado, para servir
 
 
Nota: a receita original fou toda feita numa frigideira, mas como não tinha nenhuma que pudesse ir ao forno, com diâmetro suficiente, optei por usar outra forma para ir ao forno.
 
Preparação:
Para caramelisar os damascos, você precisa de uma
 Numa frigideira, coloque o açúcar  em fogo médio. Cozinhe até que o açúcar primeiro derreta e comece a caramelisar e ficar castanho dourado. Não misture o açúcar, mas vá mexendo a frigideira de vez em quando.
Retire o caramelo do fogo e misture a manteiga com uma colher de pau. O caramelo vai estar extremamente quente, então cuidado com os salpicos e não pense em prová-lo.
Continue mexendo por 2-3 minutos, caramelo esfria e engrossa. Vai ficar oleoso e separado no inicio mas irá tornar-se suave e como um toffe ao continuar mexendo. Quando o caramelo estiver suave, deite numa forma de ir ao forno e disponha cuidadosamente os damascos no topo, lado do corte para baixo. Deixe esfriar por 20 minutos.
 


 
 
 
 
Desenrole a folha de massa folhada sobre uma superfície polvilhada com farinha e use um rolo para estendê-la um pouco. Coloque sobre a forma que vai usar e corte o excesso.
Delicadamente, deslize a massa em cima dos damascos e empurre para baixo os lados com uma faca de lâmina redonda. Picar a superfície e levar ao forno a 200 Cº.
 




 
 
Coza a tarte tatin por 25 minutos, até que a massa esteja dourada e os damascos cozidos.
Deixe a torta repousar durante alguns minutos e, em seguida coloque um prato grande ou tabuleiro em cima da forma, cuidadosamente, mas rapidamente, usando uma toalha de chá seca dobrada para ajudar a segurá-lo e permitir que a tarte tatin cair suavemente sobre o prato de servir.
Sirva quente com creme fraiche ou sorvete. Também fica bem depois de fria.
 




 

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...