sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pão de Forma





































Adoro fazer pão em casa :) apesar do tempo que demora até ficar pronto, nada sabe melhor do que um pão feito por nós.
Ontem foi dia de fazer pão de forma e apesar de já ter uma receita aqui no blog, faço um novo post actualizado.
Eu fiz 2 pães mais pequenos em vez de um grande e aproveitei para experimentar a forma nova que a Pyrex me ofereceu!!





























Ingredientes:
Para um pão de 1 kg. ou 2 de 500 gr.
350 Gr. de água
20 Gr. de açúcar
20 Gr. de  azeite
40 Gr de fermento de padeiro fresco
600 gramas de farinha
10 gr. de sal
manteiga para untar a forma (eu uso papel vegetal)

Colocar no copo, a água, o açúcar, a manteiga e programar 2 minutos 37 °, velocidade 1.
Incorporar o fermento e misturar 10 segundos na velocidade 3.
Coloque metade da farinha e programe 15 segundos, velocidade 6.Deitar a restante farinha e o sal e amasse 3 minutos, Velocidade Espiga.
Deixe a massa dentro do copo coberto com uma toalha de cozinha até dobrar de volume aproximadamente meia hora (eu coloco a massa numa tigela coberta com papel aderente)




























Com estas quantidades, faz-se um pão grande (31 x 15 x 10 cm.) pão ou dois pequenos (25 x 11 x 7,5)
Unte generosamente a forma com manteiga (eu forro com papel vegetal).
Fazer uma bola (eu fiz 2 bolas pois fiz 2 pães) com a massa e dar uma forma alongada, colocá-la dentro da forma, empurrando com os dedos, de forma que a massa cubra todos os canto.





























Deixe a forma/formas num lugar morno e sem correntes de ar, até dobrar o seu volume. (eu pus as formas dentro do forno com este desligado) .





























Leve ao forno por cerca de 30mn.
Desenformar quente em cima de uma rede, para evitar que o pão fique  molhado dentro da forma.





























Se quiser  o topo macio como o pão de forma tipo bimby, quando retirar do forno envolver o pão numa toalha e colocá-lo dentro de um saco e deixar arrefecer antes de o cortar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...