domingo, 10 de agosto de 2014

Mousse de Chocolate Branco e Lima


































Esta sobremesa vem no livro do Gordon Ramsay, Comida Caseira, Pequeno-Almoço, Almoço, Jantar.
O livro tem receitas fantásticas, e eu sou fã do Gordon Ramsey. Gosto da comida dele, da variedade dos ingredientes que usa, o resultado final é sempre muito bom.
Acabei por fazer a receita da forma tradicional e apenas usei a bimby para bater as claras em castelo.
Fiz também uma alteração, na receita original diz para colocar no fundo da taça. framboesas frescas e 1 folha de hortelã, eu como tinhas apenas framboesas congeladas, optei por fazer um molho de framboesas. Ficou excelente.
Aqui fica a receita para quem quiser experimentar:



































Ingredientes
100 gr. chocolate branco
300 ml de natas
raspa de 1 lima + extra para guarnecer
chocolate branco ralado, para guarnecer
3 ovos grandes, só as claras
50 gr. de açúcar
150 gr. framboesa *
3 pés de hortelã, com as folhas em pedaços finos

* Eu optei por, levar cerca de 2 chávenas de framboesas congeladas com 2 colheres de sopa de açúcar, a lume brando,  e fui mexendo até se tornar numa espécie de xarope, mas sem as framboesas se defazerem completamente.

Caso opte pelo molho de framboesas, comece por o fazer, para que ele vá arrefecendo, enquanto faz a mousse.

Parta o chocolate branco em pedaços e coloque-os numa taça resistente ao calor.
Coloque metade das natas (150 ml) num tacho pequeno e aqueça até começarem a ferver.Deite imediatamente sobre o chocolate e mexa até obter uma mistura suave.
Coloque a raspa da lima e o resto da nata noutra taça e bata até que as natas formem picos suaves. Incorpore ao chocolate branco derretido. Reserve.
Bata as claras em castelo.Incorpore o açúcar, juntando 1 colher de sopa de cada vez, e continue a bater até a mistura ter 1 aspecto brilhante, suave e formar picos que mantém a forma.Com cuidado incorpore no chocolate.
Eu bati as claras na bimby, com a borboleta colocada e o copo bem limpo, sem qualquer tipo de gordura, acrescentei também 1 pitada de sal para ajudar a crescer, 3 mns na vel. 3,5. No final do tempo, voltei a programar a vel.3,5 e fui colocando o açúcar, 1 colher de cada vez.

Em 4 taças individuais ou numa taça grande, distribua as framboesas (reservando algumas para decoração) e esmague-as ligeiramente com 1 garfo. Com uma colher, coloque a mousse sobre as framboesas, decore com as framboesas, a raspa de lima e raspas de chocolate branco.
Para o molho de framboesas, o procedimento é igual, tendo-se apenas atenção,para deitar a mousse com cuidado, de forma a que não se misture no molho de framboesas.
Levar ao frigorífico, no mínimo umas 4 horas ou preferencialmente de 1 dia para o outro.




































1 comentário:

  1. Que delicia de mousse....muito bom aspeto...beijinho
    http://tanialimalimao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...