quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tronco de Natal









































Espero que tenham todos tido um Natal Feliz !!! O meu foi fantástico mas também um Natal com casa cheia de crianças é sempre um Natal mágico.
Fiz este tronco de Natal a pedido do meu filho mais velho, mas ele queria que tivesse recheio de chocolate.
Assim optei por esta receita que vi em vários blogs espanhóis. Ficou delicioso apesar de não ter ficado com a apresentação perfeita.
Eu sempre digo que para fazer um bolo é preciso estar "in the mood" e eu não estava num dia assim.

Na receita original a cobertura de chocolate é diferente do recheio mas como me tinha sobrado imenso recheio, optei por usá-lo também para a cobertura. De todas as formas vou colocar a receita original.


Nota: O creme de trufa (recheio) tem que repousar cerca de 12 horas no frigorifico pelo que é a 1º coisa a ser feita.

Ingredientes:
Ingredientes do bolo:
4 ovos médios
120 g de açúcar
1 colher de chá baunilha de açúcar ou essência de baunilha
120 g de farinha
1 pitada de sal
Ingredientes para a calda:
130 g de açúcar
100 g de água
Sumo de meio limão
2 colheres de sopa de licor (opcional) eu não coloquei
Ingredientes para o creme de trufa:
500 gr de natas pelo menos 35% de gordura
75 gr de açúcar
200 g de chocolate fondant
Ingredientes para a cobertura de chocolate:
150 gr. chocolate fondant
50 g de manteiga macia (amolecida)
50 gr de manteiga
Preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Coloque a borboleta nas lâminas de acelerador e deite no copo os ovos e o açúcar. Programar 6 minutos, temperatura 37 °, velocidade 3 ½. No final do tempo, volte a programar outro 6 minutos na mesma velocidade (mas sem temperatura).
Abra a tampa e adicione a farinha juntamente com o sal (em torno da borboleta), programar 4 segundos na velocidade 3.
Remover a borboleta e com uma espátula, terminar de envolver a mistura . Despeje esta mistura em tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de silicone. Asse por 8-10 minutos aproximadamente. Desenforme sobre um pano húmido, enrole e deixe arrefecer (pode também enrolar com o própio papel vegetal em que foi ao forno ) e deixar arrefecer.
Depois de frio, desenrole o bolo, pincele com a calda e recheie com a trufa.Voltar a enrolar, coloque-o sobre uma grelha (eu coloquei logo no tabuleiro onde ia ficar) e guarde-o no frigorifíco.

Preparação da calda:
 Coloque todos os ingredientes (exceto a bebida caso vá usar) no copo e programar 7 minutos temperatura 100 °, velocidade 2. Perfumar com licor escolhido: cachaça, kirsch, licor de laranja,.. Coloque e em um recipiente hermético (assim conserva-se durante semanas no frigorifico) e deixe-o  arrefecer antes de o utilizar.

Preparação de creme de trufa:
Deite as natas  e o açúcar no copo  e programe 6 minutos, a 90 °, velocidade 2. Adicione o chocolate partido aos bocados e misture 30 segundos, velocidade 3, até que o chocolate derreta. Retire para uma tigela, deixe esfriar e reserve um mínimo de 12 horas no frigorifico. Coloque a borboleta nas láminas e deite  o creme de trufa programar Velocidade 3, sem programar o tempo, até que esteja montada.

Preparação da cobertura de chocolate:
Coloque o chocolate no copo e programe 20 segundos na velocidade 5-7. Com a espátula, baixe o chocolate que está nas paredes. Deite a água e programe 4 minutos, 37 ° Velocidade 2. Acrescentar  a manteiga e voltar a programar outros 4 minutos, Temp.37 °, velocidade 2. Verificar se está uma mistura homogênea.
Nota: use enquanto está morno.

Colocar a grelha com o tronco numa bandeja ou prato (para recuperar o restante chocolate) e despejar a cobertura sobre ele, tentando cobri-lo completamente. Com um pente de pastelaria ou um garfo, marque linhas como se fosse um tronco, também fazendo alguns círculos em nós.
Pode cortar uma parte do tronco e colocar em cima do tronco, imitando um ramo.Quando a cobertura tiver fria , com a ajuda de duas espátulas, coloque-o sobre a travessa.





4 comentários:

  1. Olá!
    Que tronco tão lindo.
    Continuação de boas festas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que ficou bem bonito!

    Continuação de Boas-Festas!

    ResponderEliminar
  3. Olá. Também sou uma fã da Bimby. O teu tronco de natal ficou esplêndido. O recheio de chocolate está muito apetitoso. Nunca fiz, mas tenho de experimentar.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Ficou com tão bom aspecto :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...