sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bolo de ruibarbo e framboesas






Acompanho muitos blogs estrangeiros, vejo imensa receitas com ruibarbo, e sempre tive imensa vontade em experimentar.
O ruibarbo, é uma planta comestível (só os talos porque as folhas são venenosas), muito usada lá fora, para fazer bolos, crumbles e compotas.
É muito parecido com o aipo, mas os caules têm uma cor avermelhada, sendo que há vários tipos de ruibarbo, os meus caules por exemplo eram mais esverdeados. No entanto, não tem qualquer problema, o resultado final é o mesmo.
Este ano resolvi plantar no meu quintal e estou muito satisfeita, pois cresceu imenso. Por norma no 1º ano nunca se deve cortar a planta, para que as raízes se tornem fortes, mas os caules já estavam tão grandes, que resolvi cortar alguns, e finalmente experimentar o tão afamado ruibarbo.
Normalmente usa-se sempre o ruibarbo acompanhado de outro fruto como morangos ou framboesas, eu descobri este bolo maravilhoso num blog lindo e inspirador lovelivesinthekitchen.com, e adaptei-o à bimby.
Adoro estes bolos, que têm um crumble por cima, são tantas texturas, e depois o bolo fica húmido e delicioso, devido ao ruibarbo e ás framboesas.
Este bolo passou directamente para o meu top de bolos preferidos.
Se não encontrarem o ruibarbo experimentem com outras frutas como morangos, framboesas, mirtilos, o resultado final será igualmente fantástico.







































O meu ruibarbo




































Ingredientes:
Para o bolo
125g de manteiga amolecida
125g + 5 colheres de sopa de açúcar
3 ovos
125g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite
Cerca de 500g de ruibarbo fresco (eu usei menos quantidade)
100 g de framboesas frescas

Para a cobertura:
170g de farinha
100 g. de manteiga fria
100 g de açúcar











Aqueça o forno a 180 ° C.
Comece por fazer  fazer a cobertura do crumble:  Colocar na bimby  a farinha com a manteiga e o açúcar, programe cerca de 30seg. na Vel.3. , depois passe para uma taça e com as mãos desfaça e envolva a massa, até ficar tipo migalhas grossas, reserve. 
Corte o ruibarbo em pedaços de cerca de 2cm e misture com 5 colheres de sopa de açúcar.
Coloque a borboleta nas láminas e deite no copo a manteiga e o açúcar , programe 3mns.Vel.3, com a bimby a trabalhar na mesma velocidade, gradualmente adicione os ovos e leite. Acrescente a  farinha e o fermento em pó. e programe 30 seg. Vel.3., adicione o ruibarbo e envlva com a espátula na massa. Coloque numa forma polvilhada e untada, eu usei papel vegetal . Coloque as framboesas no topo e cubra com as migalhas. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.







4 comentários:

  1. Excelente! Vou querer experimentar. Aqui há tempos inventei um bolo com framboesas e adorei, por isso este também é uma delícia! Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de ruibarbo, em iogurtes, sumos mas em bolo ainda não provei!
    Está verdadeiramente tentador, ainda mais com esse crumble...que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Que delícia!!!! Tambem nunca usei ruibarbo e estou com uma vontade imensa para o fazer.
    Esses caules estão lindos e o bolo ficou fantastico!!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...