terça-feira, 3 de setembro de 2013

Focaccia




A Focaccia é um pão italiano, tipo pizza, que se costuma cobrir com sal grosso, azeite, tomilho e azeite.
Pode-se ainda colocar azeitonas, queijo ou tomates.
É um pão muito saboroso, deixo ficar aqui a receita para quem quiser experimentar


Ingredientes:
700 gr. farinha
30 gr. fermento (eu usei 2 saquetas de fermento em pó)
350 gr. água morna
75 gr. azeite (15 gr. para a massa e o restante para deitar sobre a focaccia)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa. alecrim fresco
100 gr. água quente


























Coloque a farinha, o fermento, a água, 15 gr.de azeite e o sal no copo da bimby, programe 3mns/Vel.Espiga.
Coloque a massa numa assadeira e faça furos nela com os dedos.
Misture 60 gr. azeite com sal e espalhe a mistura sobre a massa focaccia.
Polvilhe alecrim sobre toda a superfície e deixe descansar por 1h - 1,5 h
Antes de colocá-lo no forno borrife com água
Leve ao forno por 30mn a 200 Cº 


A minha focaccia ficou um pouco alta, pelo que da próxima vez, acho que vou colocar apenas 1 pacote de fermento em pó.








Receita adaptada do blog http://tminspiration.wordpress.com

4 comentários:

  1. Hum... que delicia! Há tempos fiz uma, mas não me satisfez por completo!
    Esta está bem apetitosa :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho que fazer uma ate pra fazer sandes adoro.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz mas adorei o aspeto da sua :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
  4. já fiz essa focaccia e experimentei com sardinha enlatada com molho picante e tomate cherry também fica ótima, e com chouriço de perú tambem

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...