terça-feira, 21 de julho de 2009

Bacalhau à Conde da Guarda



Ontem fiz esta receita lá em casa mas como eu sou a unica a gostar de puré não teve muito sucesso.
Mas estava muito bom este bacalhau.
A receita é da Andreia Falcão e fui buscá-la ao Bimby4all


Ingredientes:
400 g de bacalhau desfiado e cozido
600 g de batatas
200 g de cebolas
3 dentes de alho
100 g de margarina
2,5 dl de natas sal pimenta
Queijo ralado a gosto

eu acrescentei ainda alguns camarões

Coloque as batatas em água suficiente para as cobrir, temperada com sal, 35 min, Temp 90º, vel colher inversa.
Escorra a água e reduza as batatas a puré, 20 seg, vel. 3 e reserve. (eu acrescentei um bocadinho de leite para o puré ficar mais cremoso)
Pique as cebolas e os dentes de alho com uns toques turbo e junte a margarina, 7 min,temp 100º, vel 1.
Junte o bacalhau e deixe cozer durante 10 min, temp varoma, vel colher inversa. (eu pus também alguns camarões)
Reduza tudo a puré novamente 30 seg, vel 4.
Junte o puré de batata e misture durante 1 minuto à velocidade 2.
Adicione as natas e tempere com sal e pimenta, mexer tudo mais 1 minuto à velocidade 2. (eu só pus 1 pacote de natas)
Deite o preparado num tabuleiro untado com margarina e polvilhe com queijo ralado
Leve a gratinar em forno bem quente até alourar a superficie.
Fonte: Andreia Falcão/Bimby4all

9 comentários:

  1. Eu gosto imenso de puré de batata!
    Para a próxima convidas-me para jantar e eu faço-te companhia!!!!

    ResponderEliminar
  2. Lá em casa é exactamente igual, só eu é que gosto de puré.

    O teu bacalhau tem óptimo aspecto.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de puré e aposto que esse bacalhau ficou excelente! Que óptimo aspecto!! :P

    ResponderEliminar
  4. Puré de batata é das coisas que eu mais gosto, lembra-me a minha infância e agora é tão raro comer.
    Adoro por exemplo empadão e sempre que estou sózinha é prato que faço logo.
    Luisa quando vieres ao Porto serás muito bem vinda

    beijinhos e obrigada pelos vossos comentários

    ResponderEliminar
  5. Este bacalhau tem todo o aspecto de estar delicioso.
    Puré de batata tb gosto bastante.


    bjs

    ResponderEliminar
  6. A receita é para quantas pessoas)
    Obrigada.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Dá para cerca de 4 adultos, um pouco mais se não forem muito comilões.
      bjnhs

      Eliminar
    2. Olá,
      muito obrigada. Este é um "clássico" da minha mãe mas ela gasta 300 anos para o fazer. Quero surpreendê-la no próximo jantar. Mas conseguirei duplicar a receita na mesma vez?
      Bjs.
      Ana

      Eliminar
    3. Olá Ana,

      Acredito que não terá problema em duplicar a receita e realmente com a bimby é um prato bem menos trabalhoso.
      bjnhs

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...